Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Solidariedade: doação de cabelos traz autoestima para mulheres com câncer 

Hospitais aceitam fios para confecção de perucas; psicóloga explica importância para tratamento

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

A voluntária Oli Minutti separa os cabelos doados ao Icesp
A voluntária Oli Minutti separa os cabelos doados ao Icesp A voluntária Oli Minutti separa os cabelos doados ao Icesp

Enfrentar o diagnóstico de câncer não é tarefa fácil. No caso das mulheres, encarar a quimioterapia sem associar seus efeitos colaterais com a queda de cabelo, as alterações da tenacidade da pele e a perda dos pelos do corpo é ainda mais complicado. No Dia Mundial de Luta contra o Câncer, celebrado nesta terça-feira (8), a psicóloga Juliana Ono Tonaki, do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), explica que “a vida não precisa ser 100% o tratamento”.

— A mulher precisa ter vida pessoal, social e profissional. O tratamento não impede a paciente de sentir prazer em se arrumar. Ela pode tratar o câncer e se preocupar com a roupa que vai vestir, a maquiagem e seus desejos pessoais.

Segundo Juliana, durante este processo, é natural a pessoa sentir desânimo, falta de energia e tristeza.

— O problema é quando estes sentimentos se tornam persistentes. Neste caso, é preciso intervir para não evoluir e virar uma depressão. Ninguém precisa ser 100% alegria, é comum termos momentos mais tristes.

Publicidade

Na luta contra o câncer, costureira diz: "não me importa estar careca"

Um dos momentos mais difíceis para as mulheres que lutam contra o câncer é ficar careca. Este é o caso da corretora de imóveis Gislaine Aparecida Alves, 43 anos. Em fevereiro, ela foi submetida à mastectomia dupla (retirada total das mamas) e agora está no tratamento quimioterápico.

Publicidade

— Preferi raspar o cabelo para sofrer menos, mas confesso que ficar careca foi o que mais me abalou até agora.

Gislaine Alves optou pela peruca preta de fios sintéticos
Gislaine Alves optou pela peruca preta de fios sintéticos Gislaine Alves optou pela peruca preta de fios sintéticos

Segundo a psicóloga, “as mulheres têm receio de que a própria imagem as transforme em uma referência negativa socialmente”.

Publicidade

— Além disso, há os questionamentos sobre o parceiro, o que é natural. Neste caso, intimidade e companheirismo do casal aliado a bastante diálogo são fundamentais para enfrentar este processo de forma otimista.

E se mesmo assim a mulher se sentir desconfortável em exibir a careca, há algumas alternativas para driblar a queda dos fios. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena. Gislaine optou pela peruca preta de fios sintéticos.

— Eu queria comprar a peruca natural igual a da Hebe [Camargo], mas custa quase R$ 3.500. Aí, soube que o Icesp fornecia peruca gratuitamente e escolhi uma de cabelo preto. Comecei a usá-la ontem [segunda-feira, 7] porque voltei a trabalhar e já ganhei o apelido de Cleópatra.

O Icesp, por meio da Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas, oferece cerca de 50 perucas por mês às pacientes que se tratam no hospital. Além dos fios sintéticos, recentemente a instituição começou a receber doação de cabelo natural e envia para um cabeleireiro confeccionar as perucas, conforme explica Oli Minutti, coordenadora das voluntárias do Icesp.

— Já arrecadamos um saco de 50 litros de cabelo que recebemos em forma de doação e até o momento revertemos em seis perucas naturais. Como ainda são poucas, optamos por doá-las às mulheres que estão com a autoestima baixa e emocionalmente mais abaladas.

Oli trabalha como voluntária no Icesp há quase seis anos e coordena um grupo de 52 pessoas que ajudam os pacientes e seus familiares a enfrentar a doença. Durante este tempo, ela teve um caso de câncer na família e garante que este trabalho a fortaleceu e deu esperança para encarar esta batalha.

— Viver os dois lados é completamente diferente. Há dois anos minha filha, hoje com 34 anos, diagnosticou câncer de tireoide. Acho que o meu trabalho voluntário foi uma preparação para eu viver este momento e não me desesperar.

Aos 68 anos, Oli não mede esforços para ajudar o próximo. Ela faz questão de ir pessoalmente escolher as perucas de fios sintéticos a cada 15 dias e como recompensa ganha um sorriso emocionado das pacientes.

— É cansativo, fico estressada, mas acho importante na minha faixa etária ter uma ocupação. São desafios e não quero parar.

De acordo com a psicóloga do Icesp, lidar de forma positiva com a doença é uma das maneiras e obter sucesso no tratamento.

— O humor mais deprimido altera o sistema imunológico e pode influenciar no tratamento. É uma fase difícil e cada paciente reage de uma forma, mas é fundamental tentar encarar o problema com otimismo.

Locais que recebem doação de cabelo

Icesp

Endereço: avenida Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César, São Paulo (SP)

CEP: 01246-000

Cabelegria

Endereço: avenida Parada Pinto, 3.420, bloco 6, apto 33, Vila Nova Cachoeirinha (SP)

CEP: 02611-001

Hospital do Câncer de Uberlândia

Endereço: rua Ivaldo Alves do Nascimento, 645, Aparecida - Uberlândia (MG)

CEP: 38400-683

Hospital do Câncer de Barretos

Endereço: rua Paulo de Mattos Leandro, 1357, Paulo Prata, Barretos (SP)

CEP: 14784-379

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.