Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Facebook lança nova plataforma online para promover o acesso gratuito à internet

Serviço funciona com apoio de diversos órgãos e empresas em todo o planeta

Tecnologia e Ciência|Do R7

Símbolo da iniciativa também foi divulgado hoje
Símbolo da iniciativa também foi divulgado hoje Símbolo da iniciativa também foi divulgado hoje

Com o objetivo de oferecer acesso gratuito a conteúdos básicos de internet, o Facebook anunciou nesta segunda-feira (4) a plataforma Internet.org.

O aplicativo conecta pessoas que não têm acesso à internet a serviços gratuitos como consultas médicas, materiais didáticos e comunicação em geral. Acesso a Wikipedia, conteúdo educativo sobre HIV e classificados de empregos são alguns dos pontos de destaque.

De acordo com dados da Internet.org, dois terços dos habitantes do planeta não utilizam a internet e a plataforma planeja diminuir essa distância entre a rede mundial de computadores com as pessoas de áreas mais remotas.

Essa ação é possível devido a parcerias com governos, operadoras de telefonia celular, empresários locais e empresas de comunicação. Todos participam voluntariamente do projeto. Segundo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, quando as pessoas usam serviços gratuitos, muitas delas se dispõem a pagar por eles após um período, gerando retorno para as empresas e permitindo que elas continuem a oferecer o apoio sem custos.

Publicidade

O Internet.org fornece acesso a sites relacionados a saúde, empregos e informações locais sem cobrar pelo uso do pacote de dados de internet. Além disso, o Facebook em parceria com a Ericsson desenvolveu um laboratório de inovação para buscar soluções que permitam o acesso ao aplicativo mesmo em áreas remotas.

Até agora apenas a Ásia, África e América Latina têm o aplicativo disponível. Por aqui, o Internet.org deve ter seu uso fortalecido após o encontro da presidente Dilma Rouseff com Mark Zuckerberg na Cúpula das Américas, no Panamá. Na reunião, os dois fecharam uma parceria para promover a inclusão digital no Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.