Homem que inventou os pop-ups pede desculpas
Inventor confessou em entrevista que as suas intenções eram boas
Tecnologia e Ciência|Do R7
Você provavelmente já se irritou com os pop-ups, certo? Pelo jeito, o homem que criou deste recurso online não está feliz com a sua invenção. Em uma entrevista para a revista The Atlantic, ele pediu desculpa por ter inventado os pop-ups e disse que suas intenções eram boas.
O designer e programador Ethan Zuckerman, que no meio da década de 90 trabalhava no Tripod.com, inventou um código para que as publicidades do site aparecessem uma página à parte do browser e, assim, não prejudicassem a navegação.
Descubra como desativar os recursos irritantes do Facebook
Além disso, ele se preocupou para que os conteúdos divulgados nas “janelinhas” fossem relacionados com a página em que apareciam. Esse objetivo, entretanto, acabou sendo ignorado pelos sites e todas as publicidades começaram a se misturar.
A sua invenção, que tinha um objetivo positivo, acabou causando o efeito contrário: sites começaram a inundar os computadores com dezenas de pop-ups, dificultando a navegação e causando até mesmo travamentos.
Hoje em dia, os pop-ups são cada vez mais raros por causa de configurações nos browsers que bloqueiam o aparecimento deles. Entretanto, principalmente em sites de downloads, ainda é possível encontrar o recurso que tanto irritava os internautas dos anos 90.
ups pede desculpas