Inovação: vídeo mostra lentes de contato do Google que medem nível de glicose

Protótipos da lente ainda estão em fase de testes

Sensor pode fazer uma única leitura por segundo
Sensor pode fazer uma única leitura por segundo Recode

O Google X-Lab, laboratório interno do Google, está desenvolvendo uma lente de contato inteligente que pode ajudar a vida dos diabéticos de maneira significativa.

A lente é capaz de medir o nível de açúcar no sangue através de um sensor que detecta a quantidade de glicose contida nas lágrimas.

Além do sensor, a lente possui um pequeno chip que está inserido dentro do material que
compõe a lente.

O que fazem os sobreviventes do Orkut?

Segundo o laboratório, os protótipos da lente de contato estão em fase de testes.

Por meio de anúncio, o Google comunicou que seus cientistas já estavam pesquisando em qual fluído corporal a glicose poderia ser identificada facilmente. Segundo estudo, as lágrimas costumam funcionar muito bem nesse caso.

Oito fatos sobre o espaço que vão te surpreender

De acordo com o X-Lab, o sensor pode fazer uma única leitura por segundo. Quando o nível de glicose estiver muito alto, a pessoa é advertida por uma minúscula luz de LED que se acende dentro da lente. Segundo os desenvolvedores, a luz é tão pequena que aparenta ser "pedacinhos de glitter".

O Google pretende trabalhar com a FDA (Food and Drug Administration) para fazer com que os protótipos se tornem produtos reais e possam ser vendidos no mercado para a população.

Cientistas usam satélites para localizar tubarões

Segundo o site TechCrunch, outras companhias, inclusive a Microsoft, já estavam elaborando lentes de contato parecidas, porém só o Google conseguiu desenvolver uma versão final do produto.