Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos usam implante feito em impressora 3D para substituir crânio de mulher

Procedimento foi realizado por universidade holandesa

Tecnologia e Ciência|Do R7

Mulher teve quase todo o seu crânio substituído por um implante criado em impressora 3D
Mulher teve quase todo o seu crânio substituído por um implante criado em impressora 3D Mulher teve quase todo o seu crânio substituído por um implante criado em impressora 3D

A tecnologia de impressão 3D ajudou mais uma vez a saúde. Desta vez, na Holanda, uma mulher de 22 anos teve uma parte de seu crânio removido e substituído por um implante feito em uma impressora 3D. A paciente sofria deuma síndrome crônica óssea. A operação aconteceu há três meses, mas só foi divulgada nesta quinta-feira pelo hospital.

Após 23 horas de cirurgia, os neurocirurgiões da Universidade de Utrecht foram bem sucedidos no procedimento. De acordo com informações da instituição, não houve rejeição da paciente ao material implantado em sua cabeça.

Saiba como funciona uma impressora 3D

Impressão 3D ajuda no tratamento de fraturas

Publicidade

O procedimento foi necessário porque a síndrome óssea fazia com que a espessura do crânio da paciente aumentasse de 1,5 cm para 5 cm. As consequências desse aumento são danos cerebrais e até mesmo a morte. O crânio implantado foi feito de plástico durável, mas ainda não há certeza de que o implante não precisará de troca.

Segundo o jornal francês Le Monde, o neurologista que liderou a equipe na cirurgia Ben Verweji a tecnologia teve grande valor no procedimento.

Publicidade

— Os implantes utilizados são geralmente feitos à mão com uma espécie de cola que está longe do ideal. Usar a impressão 3D nos permitiu alcançar um crânio de um tamanho exato. Isto não tem apenas benefícios estéticos, mas permite aos pacientes recuperar a função do cérebro mais rápido do que o método tradicional.

De acordo com informações divulgadas, a paciente já voltou ao seu cotidiano normal. A universidade também divulgou um vídeo do procedimento. Aviso: as imagens são fortes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.