Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Não vou desistir após acidente", diz turista espacial brasileiro

Queda de avião da Virgin Galactic não deixou brasileiro assustado

Tecnologia e Ciência|Do R7

Apesar da tragédia, brasileiro ainda pretende voar para o espaço com a Virgin Galactic
Apesar da tragédia, brasileiro ainda pretende voar para o espaço com a Virgin Galactic Apesar da tragédia, brasileiro ainda pretende voar para o espaço com a Virgin Galactic

O acidente no voo de teste da Virgin Galactic, na sexta-feira, deu margem a especulações de que muitos dos candidatos a "turista espacial" poderiam pensar duas vezes em seguir participando do projeto idealizado pelo bilionário britânico Richard Branson.

Mas isto não aconteceu com o executivo paulista Bernardo Hartogs. Único brasileiro na lista inicial de 250 possíveis passageiros do programa de voos espaciais, Hartogs, de 58 anos, afirma que ainda sonha com a viagem, apesar de temer as consequências que o acidente no Deserto de Mojave, nos EUA, possa trazer para a Virgin Galactic.

ESPECIAL: 45 anos da conquista da Lua

Em entrevista à BBC Brasil, Hartogs comenta sua expectativa.

Publicidade

— Não vou desistir do sonho de ir ao espaço. O que aconteceu foi uma tragédia, mas todos os projetos pioneiros da humanidade em novas formas de transporte sempre tiveram acidentes. Ir ao espaço é uma aventura única, é mais do que explorar a Amazônia, por exemplo. Tenho plena confiança de que os voos não levariam passageiros sem totais condições de segurança.

O executivo paulista consta de uma lista nobre de "passageiros fundadores" do projeto. É assim que a Virgin Galactic se refere aos "turistas espaciais" que já desembolsaram o equivalente a R$ 625 mil por um lugar nos voos.

Publicidade

Loucura

Hartogs comprou sua passagem em 2004, na época em que a Virgin Galactic, previa os primeiros lançamentos para 2007. Depois de vários adiamentos, o executivo paulista teme mais atrasos por conta não apenas do acidente, mas da longa investigação das autoridades aeroespaciais americanas.

Publicidade

— Fiquei muito triste pela morte do piloto e porque tive chance de conhecer vários deles durante visitas ao projeto. São pessoas que também acreditam no sonho e eu espero que o projeto prossiga e não atrase muito.

Causas da explosão do avião da Virgin Galactic só serão conhecidas em um ano

Durante o fim de semana, ele recebeu mensagens diretas do próprio Branson. Trabalhando no setor de petróleo e vivendo entre Londres e São Paulo, Hartogs é casado com uma executiva do ramo de aviação. O executivo paulista é pai de três filhos (o mais jovem deles de oito anos).

— Minha mulher me chama de maluco e muitos amigos no Brasil enviaram e-mails depois do acidente perguntando se eu ainda teria coragem de ir. Mas meu maior medo é não ter a chance de realizar este sonho.

Para Hartogs, a percepção pública do projeto esbarra numa falta de compreensão dos desafios tecnológicos.

Ele diz que uma diferença enorme é o que chama de pioneirismo da Virgin Galactic.

— Mesmo o Programa Apollo (que levou o homem à Lua) foi desenvolvido a partir de projetos anteriores. Estamos agora falando de um projeto em que tudo é novo e sem precedentes. Creio, por exemplo, que só houve quatro voos de teste até agora. Por isso sempre admirei os pilotos de teste. A coragem deles é incrível, fico muito triste pelo que aconteceu. Mas como abrir mão de uma experiência de ir ao espaço sem precisar de treinamento rígido de astronautas? Eu não tenho medo e continuo confiando plenamente no projeto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.