Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadores brasileiros querem transformar CO₂ em combustível

Gás que provoca efeito estufa pode ser capturado, armazenado e convertido em etanol e em material para a indústria de plástico

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

CO₂ pode ser capturado na atmosfera e transformado em combustível e material plástico
CO₂ pode ser capturado na atmosfera e transformado em combustível e material plástico CO₂ pode ser capturado na atmosfera e transformado em combustível e material plástico

Um programa de pesquisa brasileiro pretende capturar moléculas de CO₂ e transformá-las em etanol, material plástico e uma variedade de outros produtos para a indústria. A ação pode, inclusive, ajudar o Brasil a alcançar as metas de redução da emissão de gases de efeito estufa estipuladas no Acordo de Paris.

O programa CCU (sigla em inglês para Captura e Utilização de Carbono), financiado por instituições públicas e privadas, tem como objetivo fabricar produtos a partir do uso de CO e assim ajudar não só o meio ambiente do Brasil mas também a economia nacional.

A coordenadora do programa e professora do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo), Liane Rossi, destacou que o etanol, popularmente utilizado no Brasil como combustível para carros, tem enorme potencial para a fabricação de uma série de produtos.

“O etanol, além de ser um combustível, pode ser usado para produzir intermediários importantes para a indústria de polímeros [fabricação de plásticos]. Além disso, vamos focar o conceito de biorrefinaria, visando ao uso de CO₂ na produção de bioplásticos.”

Publicidade

Cerca de 50 cientistas de diversas universidades e centros de pesquisas vão participar do projeto, que busca entender as melhores formas para a utilização das moléculas de CO.

"Quando começamos a discutir o programa, nossa intenção era fazer algo que pudesse ser importante para o fortalecimento da economia brasileira. O Brasil já tem uma posição consolidada na produção de etanol como combustível. Então surgiu a proposta de aproveitar as emissões de CO₂ para produzir mais etanol, além de buscar aumentar o valor agregado ao produzir materiais derivados do etanol obtido do CO₂", concluiu Rossi.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.