Primeiro smartphone da história vira item de museu
Celular desenvolvido pela IBM completa 20 anos
Tecnologia e Ciência|Do R7
O primeiro smartphone da história da tecnologia completa 20 anos no próximo sábado (16) e vai virar item do Museu de Ciência de Londres, na Inglaterra. As informações são da BBC.
O celular inteligente era chamado de Simon e foi desenvolvido pela IBM na década de 90. Seu lançamento oficial foi no dia 16 de agosto de 1994, e era vendido como uma mescla de telefone e assistente pessoal.
O Simon pode ser chamado de smartphone sem cometer injustiças com os exemplares atuais. Ele possuía uma tela sensível ao toque e diversos recursos como um calendário, um aplicativo para tomar notas, além de mandar e-mails. O sistema operacional que rodava no aparelho era o DOS, do Windows.
Homem que inventou os pop-ups pede desculpas
A sua aparência, entretanto, perde bastante para os modelos de smartphones da atualidade. Ele parece ser um grande tijolo preto feito de plástico. O Simon também era consideravelmente pesado: ele pesava 500g, muito acima dos dispositivos atuais.
Agora, o aparelho criado pela IBM será um item permanente de um museu britânico e estará exposto para todos que forem visitar o local.