Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Russos planejam versão melancólica do Instagram após proibição do aplicativo no país

'Poste fotos tristes de si mesmo, fique triste com seus amigos', diz o site do Grustnogram, que pode ser traduzido como 'Tristegram'

Tecnologia e Ciência|

Nova rede social será melancólica e sem cores
Nova rede social será melancólica e sem cores Nova rede social será melancólica e sem cores

Uma alternativa melancólica e em preto e branco ao Instagram que pede aos usuários que postem fotos tristes de si mesmos poderá ser lançada na Rússia nesta semana, disseram seus criadores.

A ideia é que a nova rede social sirva para expressar tristeza pela perda de serviços populares, como a plataforma de compartilhamento de fotos dos Estados Unidos.

A Rússia restringiu o acesso ao Instagram a partir de 14 de março e, posteriormente, considerou seu proprietário, Meta Platforms, culpado de “atividades extremistas”, conforme Moscou luta para controlar o fluxo de informações no país depois que enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro.

O Instagram disse que a decisão de bloqueá-lo afetaria 80 milhões de usuários na Rússia. Embora as pessoas às vezes ainda possam acessar a plataforma de compartilhamento de fotos usando uma rede privada virtual (VPN), alternativas domésticas começaram a aparecer, sendo a mais recente o Grustnogram, ou "Tristegram", em tradução literal.

Publicidade

"Poste fotos tristes de si mesmo, mostre isso a seus amigos tristes, fiquem tristes juntos", dizia uma mensagem no site da plataforma.

Em vez do botão "curtir" em forma de coração do Instagram, o Grustnogram oferece um coração partido e a opção de "estar triste".

Publicidade

"Estamos muito tristes que muitos serviços populares e de alta qualidade estão parando seu trabalho na Rússia por várias razões", disse Alexander Tokarev, um dos fundadores do serviço, ao Afisha Daily. “Criamos o Grustnogram para lamentarmos isso juntos e apoiarmos uns aos outros.”

Tokarev disse que quatro pessoas, incluindo dois programadores autônomos, estão por trás do projeto, e sua expectativa é que o aplicativo apareça no Google Play até o fim desta semana e, mais tarde, na App Store.

Publicidade

Leia também

Rossgram, uma imitação do Instagram em nome, design e esquema de cores, estava programado para ser lançado nesta semana, mas seus fundadores só conseguiram publicar um vídeo de um protótipo horas após o horário previsto.

LEIA ABAIXO: Influenciadoras se despedem dos fãs antes de o Instagram ser bloqueado na Rússia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.