Após definir penas de políticos, Supremo calcula sentenças do núcleo financeiro
Ex-presidente do Banco Rural foi condenada a quase 17 anos de prisão
Brasil|Do R7
Depois de definir as penas dos integrantes do 'núcleo político' do esquema do mensalão, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) se concentram nesta quarta-feira (14) no cálculo das penas dos outros réus do núcleo financeiro.
Os próximos condenados a terem sua pena definida hoje serão o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado e o atual vice-presidente da instituição bancária Vinícius Samarane.
Salgado foi condenado por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e formação de quadrilha. Já a pena de Samarane será calculada com base nos crimes de lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.
STF condena José Dirceu a dez anos e dez meses de cadeia
Delúbio Soares pega quase nove anos de prisão
Pena de José Genoino se aproxima de sete anos de reclusão
Ex-presidente do Rural é condenada a quase 17 anos de prisão
Na última segunda-feira (12), o Supremo já começou a analisar a participação das pessoas que ajudaram a financiar o esquema e estipulou pena de 16 anos e oito meses de prisão para a ex-presidente do Banco Rural na época do escândalo, Kátia Rabello.
Ela pegou dois anos e três meses de cadeia por formação de quadrilha; cinco anos e dez meses pelas 46 operações de lavagem de dinheiro; quatro anos por gestão fraudulenta; e quatro anos e sete meses por ter cometido o crime de evasão de divisas 24 vezes. Katia terá ainda que pagar multa de mais R$ 1,5 milhão.
Ainda na segunda-feira, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de cadeia. O ex-presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) José Genoino pegou seis anos e sete meses de prisão, e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares foi condenado a oito anos e 11 meses de cadeia.