Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Frio fica mais intenso e congela lagos e árvores em cidades do Sul

São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, e General Carneiro, no Paraná, tiveram temperaturas entre -3°C e -3,9°C

Brasil|Do R7

Árvore ficou coberta de gelo em São Joaquim (SC), que teve temperaturas de -3,9ºC
Árvore ficou coberta de gelo em São Joaquim (SC), que teve temperaturas de -3,9ºC Árvore ficou coberta de gelo em São Joaquim (SC), que teve temperaturas de -3,9ºC

Uma massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas no fim de semana. A frente fria, que se espalhou primeiro pela região Sul do Brasil, deixou várias cidades com a paisagem bem diferente, devido à geada, ao congelamento de lagos e açudes e ao gelo, que cobriu árvores e gramados.

Nas serras catarinense e gaúcha e em algumas localidades do Paraná, as temperaturas ficaram em torno de -3ºC. No domingo (12), o frio foi mais intenso em São Joaquim, em Santa Catarina, e em General Carneiro, no Paraná, onde os termômetros marcaram -3,9°C. Em Bom Jardim da Serra (SC), o menor registro foi de -3°C.

Galho de árvore coberto de gelo, em São Joaquim
Galho de árvore coberto de gelo, em São Joaquim Galho de árvore coberto de gelo, em São Joaquim

No sábado (11), as cidades com as temperaturas mais baixas foram São Joaquim (SC), com -3.9ºC, São José dos Ausentes (RS), com -3.6ºC, e Bom Jardim da Serra (SC), com -3.0ºC.

As informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Publicidade

Em São Paulo, o domingo começou gelado, um pouco acima dos 8ºC, chegando a 17ºC durante a tarde.

Sudeste

Na madrugada desta segunda (13), a massa polar deve baixar ainda mais as temperaturas na região Sudeste, com previsão de mínima na casa dos 7°C, no início da manhã, na capital paulista, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo.

Publicidade

O frio será mais intenso nas regiões periféricas e próximas do extremo sul da cidade. Mesmo com sol e poucas nuvens, as temperaturas máximas não devem superar os 16°C ao longo dia. 

Leia também

A madrugada da terça-feira (14) também será gelada em São Paulo, com temperatura média de 10°C e ventos potencializando a sensação de frio. O sol continua a predominar durante o dia, mas as máximas não devem passar dos 16°C, informa o CGE. A previsão do órgão é que o frio comece a diminuir na quinta-feira (16), no feriado de Corpus Christi.

Desde a última sexta-feira (10), às 13h05, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) mantém estado de alerta para baixas temperaturas em toda a capital paulista. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.