Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos cubanos começam a deixar o Brasil nesta quinta-feira

Após descontinuidade do programa Mais Médicos, profissionais da saúde voltam gradualmente para Cuba até o dia 12 de dezembro

Brasil|Karla Dunder, do R7

Edital aberta para preencher vagas no Mais Médicos
Edital aberta para preencher vagas no Mais Médicos Edital aberta para preencher vagas no Mais Médicos

Médicos cubanos, que participavam do programa Mais Médicos, começam a deixar o Brasil nesta quinta-feira (22), de acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Estão confirmadas as datas de saída dos primeiros voos de retorno dos médicos cubanos mobilizados por meio da cooperação internacional entre Brasil, Cuba e a OPAS. Os cinco primeiros partem entre esta quinta-feira e sábado (24), em direção a Havana.

Ainda, segundo a Organização, os 8.332 médicos devem deixar gradualmente o país até o dia 12 de dezembro.

Programa

Publicidade

Em julho de 2013, a então presidente Dilma Rousseff anunciou o programa Mais Médico que tem como objetivo suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. Foi firmado um acordo entre Brasil e Cuba via Opas viabilizando a mobilização de médicos cubanos para atuar no Sistema Único de Saúde brasileiro.

Após discordar com as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre o programa, o governo de Cuba anunciou na semana passada a saída dos médicos do programa. Em nota, o Ministério da Saúde Pública de Cuba afirmou que Bolsonaro fez referências "diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos".

Publicidade

Em sua conta no Twitter, Bolsonaro respondeu que Cuba não aceitou as mudanças propostas para o programa. "Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou", publicou na rede social.

O Ministério da Saúde abriu edital para repor as vagas deixadas pelos cubanos. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (25). O programa convoca médicos formados em instituições de ensino superior brasileiras ou que tenham diploma revalidado no Brasil. Outros pré-requisitos são não ter participado do Mais Médicos anteriormente, não ser participante de algum programa de residência médica, não estar prestando Serviço Militar Obrigatório e não ter pendências criminais no Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.