Ninho da harpia, a maior ave da fauna brasileira, é avistado no Pantanal pela primeira vez
Também chamado de gavião-real, pássaro costuma ser localizado na Mata Atlântica ou Amazônia e está ameaçado de extinção
Meio Ambiente|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O gavião-real, ou harpia, é a maior ave da fauna brasileira e corre sério risco de extinção. Por isso, um flagra, em um lugar inesperado, foi bastante celebrado por pesquisadores brasileiros.
A harpia tem o hábito de construir seu ninho — onde pode permanecer por cerca de 30 anos — nos biomas da Mata Atlântica ou Floresta Amazônica, mas, pela primeira vez na história, especialistas conseguiram registrar um ninho da ave no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, mais precisamente em Corumbá.
Os pássaros podem chegar a 1 metro de altura. Segundo um pesquisador local, o casal de gaviões tem visitado e acasalado no ninho, indicando a possibilidade do uso prolongado do local.
“Conseguimos confirmar que é um ninho ativo, o casal está visitando esporadicamente esse ninho e acasalando dentro do ninho até a fase em que eles vão fazer a postura do ovo e, a partir disso, eles se tornam fixos”, celebra o biólogo Gabriel Oliveira.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
