Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zambelli entra na Justiça contra Calheiros na relatoria de CPI

Crítico ao presidente Jair Bolsonaro, Renan Calheiros terá posição de destaque em comissão criada para investigar o governo

Brasil|

Ação questiona imparcialidade e reputação do senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Ação questiona imparcialidade e reputação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) Ação questiona imparcialidade e reputação do senador Renan Calheiros (MDB-AL)

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) apresentou ação à Justiça Federal com pedido de liminar na intenção de impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) assuma a relatoria da CPI da Covid no Senado.

A ação proposta pela aliada do presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira questiona a reputação, o posicionamento e a imparcialidade de Renan, e argumenta que a CPI pode, dessa forma se tornar um instrumento para causar danos ao presidente.

"Nesse contexto, é de afirmar, de forma clara e objetiva, sem qualquer externação o de subjetividade volitiva, que o senador Renan Calheiros não tem a dignidade e ombridade que o admitam desenvolver tão importante missão, faltando-lhe a ilibada reputação que inspira a segurança jurídica necessária para manter o curso dos trabalhos nos limites da propositura deflagadora da persecução legislativa", afirma a ação, citando processos a que o senador responde.

Além de afirmar que o senador do MDB já manifestou publicamente críticas ao governo em redes sociais e na imprensa, a peça também afirma que Renan estaria impedido de assumir a relatoria por ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho.

Publicidade

Inicialmente, a CPI propunha investigação das ações e omissões do governo federal na área da saúde, com especial atenção à crise sanitária que atingiu o Amazonas no início do ano. Mas o escopo da apuração foi ampliado e passou a incorporar, também, os repasses da União a entes federativos para o combate à pandemia.

A tentativa de obter o controle de postos-chave na CPI e a ampliação do objeto de investigação configuram algumas das estratégias adotadas pelo governo na busca deminimizar o desgaste da CPI.

Publicidade

"Imperioso salientar que a missão do relator se traduz em relatar os trabalhos e redigir conclusões das investigações, conferindo-lhe a responsabilidade de conduzir os trabalhos, devendo fidelidade à verdade dos fatos e à persecução das condutas eventualmente ilícitas, sob pena de caracterizar verdadeiro desvio de finalidade e crime de responsabilidade", argumenta a ação de Zambelli.

"Muito se tem dito do momento para a instalação da CPI, posto que, em se tratando de direito indelével da minoria parlamentar, o que se percebe, às escâncaras, é o possível desvirtuamento das proposituras objetivas e uma verdadeira guerra de interpretações que em nada vão ajudar a solução dos grandiosos problemas noticiados na rotina cotidiana. Ao contrário, a hipótese mais clara e evidente é que essa CPI tenderá a criar um ambiente hostil ao presidente da República, no momento em que se propôs a pacificação e o foco na reconstrução de pontes entre o governo federal e todos os demais entes federativos, além de envolver os três Poderes."

O senador Renan Calheiros foi procurado, mas não houve resposta até o momento da publicação desta reportagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.