Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A pedido do Ministério da Saúde, Fiocruz dobra produção de testes para diagnóstico de dengue

Testes permitem confirmar se infecção é causada por dengue, zika ou chikungunya e também identificar sorotipo da infecção

Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

Fiocruz vai dobrar produção de testes de dengue
Fiocruz vai dobrar produção de testes de dengue Fiocruz vai dobrar produção de testes de dengue (Carlos André Lemos, Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Diante do aumento dos casos de dengue no país, o Ministério da Saúde solicitou que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz ) amplie a produção de testes para detecção da doença. A entidade anunciou nesta quinta-feira (8) que será responsável por produzir e entregar à pasta 600 mil testes moleculares de diagnóstico (RT-PCR) de dengue. O número é o dobro do que havia sido previsto.

Inicialmente, a previsão era de que 300 mil testes seriam produzidos ao longo de 2024. Com a atual situação epidemiológica e da emergência em alguns municípios, a Fiocruz ampliou a produção para atender à crescente demanda. Outros 300 mil testes emergenciais serão disponibilizados nos primeiros meses de 2024. A expectativa é que as primeiras remessas estejam disponíveis nas próximas semanas.

Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a entrega dos testes moleculares reafirma o compromisso da instituição em enfrentar os desafios epidemiológicos do Brasil. "Esta iniciativa visa fortalecer o diagnóstico preciso e ágil, permitindo uma resposta eficaz diante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estamos empenhados em contribuir com a saúde pública nacional e continuaremos trabalhando incansavelmente para beneficiar nossa população", destaca.

Os testes permitem confirmar se a infecção é causada por dengue, zika ou chikungunya e identificar o sorotipo (1, 2, 3 e 4), em caso de confirmação de dengue.

Publicidade

Ministra pede mobilização contra a dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade fez um pronunciamento nacional na noite da última terça-feira (6), alertando sobre o aumento significativo de casos de dengue no país. A chefe da pasta destacou a necessidade de mobilização de toda a população e o apoio do governo federal, de governadores e de prefeitos.

"Várias cidades brasileiras estão enfrentando uma situação de emergência devido ao grande aumento de casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue", disse.

Publicidade

No discurso, a ministra atribuiu a situação de emergência enfrentada por diversas cidades do país ao calor recorde e às chuvas acima da média registradas desde o ano passado, que contribuíram para o aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti.

A explosão de casos de dengue em várias regiões do país levou Acre, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal a decretarem situação de emergência em saúde pública. O mesmo ocorreu com a cidade do Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.