Ação conjunta da PF, Receita e Marinha reforça segurança de portos antes do Carnaval
Objetivo é combater tráfico de drogas e de arma e inibir outros crimes antes do feriado
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Uma ação conjunta da Polícia Federal, Marinha e Receita Federal reforça a segurança nos portos do Brasil a partir desta quarta-feira (31). Os trabalhos são focados nas instalações em Santos (SP), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ). A Operação Tridente tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas e de armas e inibir a prática de outros crimes no período pré-Carnaval.
Entre as ações que fazem parte do trabalho, está a inspeção de bagagens e de passageiros com o emprego de cães farejadores. Também haverá reforço de patrulha e inspeções em embarcações suspeitas nos três portos.
Os órgãos vão empregar 1.250 servidores, que desde novembro de 2023 atuam para impedir que organizações criminosas atuem em pontos considerados estratégicos.
Garantia da Lei e da Ordem
A operação faz parte das ações do decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), assinado em novembro de 2023. O texto estabelece a criação de ações integradas para combater o crime organizado em portos e aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Na prática, o texto autoriza o Exército, a Marinha e a Aeronáutica a agirem nos locais determinados, como a Polícia Federal. As missões de GLO são realizadas exclusivamente por ordem do presidente da República quando as forças tradicionais de segurança pública não são mais capazes de manter a ordem. A GLO concede provisoriamente aos militares autorização para atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.