Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Acompanhe ao vivo a sessão da CCJ do Senado que analisa PEC do fim da reeleição

Texto fixa os mandatos de cargos no Poder do Executivo em cinco anos; já os senadores ficariam dez anos no posto, ante os oito atuais

Brasília|Do R7, em Brasília

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado analisa, nesta quarta-feira (8), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo e fixa em cinco anos a duração de tais mandatos (acompanhe ao vivo acima).

O relator do texto é o senador Marcelo Castro (MDB-PI). Existe a possibilidade de algum membro da comissão pedir mais tempo para análise da proposta, portanto, a votação poderia ficar para a próxima semana.

“A reeleição para cargos executivos no Brasil é um malefício. Não tem trazido benefícios ao país. Ao propor o fim da reeleição, a maioria entende que um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos. Por isso, estamos propondo estender o mandato para cinco anos”, defende Castro.

Veja mais

A PEC estabelece também a coincidência das datas das eleições gerais e municipais. Se aprovada, as mudanças passarão por regras de transição. Atualmente, prefeitos, governadores e presidentes da República podem ficar até oito anos no poder, de forma sequencial, se forem reeleitos.


Além disso, as eleições municipais ocorrem em intervalos de dois anos das eleições gerais. A PEC também prevê aumentar o mandato de vereadores, deputados e senadores. No caso dos dois primeiros, o tempo que o eleito poderá ficar no cargo passaria de quatro para cinco anos. Já os senadores ficariam dez anos no posto, ante os oito atuais.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.