Agência Nacional de Mineração manda interditar mina que teve deslizamento em Minas Gerais
Vistoria constatou risco iminente na área da mina que fica em Conceição do Pará
Brasília|Do R7

A ANM (Agência Nacional de Mineração) mandou interditar e suspender todas as atividades da mina de Turmalina, em Conceição do Pará (MG). A região foi atingida por um deslizamento de terra neste sábado (7). Trabalhadores e moradores tiveram que ser retirados da região.
Segundo o auto de interdição, a vistoria feita hoje não constatou a segurança do empreendimento e verificou risco iminente. “Ficam autorizadas todas as ações necessárias para estabilidade da pilha, segurança da mina, comunidade de entrono e meio ambiente", diz o documento.
Leia mais
Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou um ofício para o diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa, pedindo o acompanhamento da situação. “Adote, de imediato, medidas de fiscalização rigorosas em relação às estruturas e para a efetiva solução da questão, tudo de modo a garantir a segurança total dos trabalhadores e residentes na região", diz o documento.
Segundo a Jaguar Mining, responsável pela mina, na manhã deste sábado (7) foi constatado anomalias em uma pilha de rejeitos. “Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local", disse em nota.















