Vindima de inverno impulsiona produção de vinhos premiados no cerrado
Fazenda Ercoara cultiva variedades como syrah, merlot, marselan e sauvignon blanc no DF
Agro Record|Do R7
A Fazenda Ercoara, localizada a cerca de 80 km do centro de Brasília, iniciou a vindima de inverno, etapa decisiva para a produção de vinhos de qualidade no cerrado. A colheita é realizada somente quando as uvas atingem o ponto ideal de maturação, definido por análises técnicas que avaliam fatores como concentração de açúcar, acidez e taninos. A propriedade cultiva variedades como syrah, merlot, marselan e sauvignon blanc e espera colher entre seis e sete toneladas de uva por hectare nesta safra.
Além da produção, a fazenda abre as portas para visitantes durante o período da vindima. A programação inclui colheitas noturnas, jantares harmonizados e experiências de enoturismo que permitem acompanhar de perto o processo de produção dos vinhos. O local também produz queijos artesanais feitos com leite de ovelha, ampliando a experiência gastronômica dos turistas.
Com apenas seis safras, a vinícola já acumula prêmios nacionais e internacionais, incluindo medalhas de ouro e reconhecimentos para alguns dos melhores vinhos brasileiros da categoria. Segundo o produtor Rodrigo Sucena, a combinação entre o clima do cerrado, a técnica da dupla poda e o investimento em tecnologia tem permitido que a região se consolide como um novo polo da vitivinicultura brasileira.
Últimas

Evento Agenda Brasil debate contas públicas, mão de obra e tecnologia no agronegócio
Encontro reuniu especialistas em São Paulo e apresentou ferramenta de inteligência artificial para propriedades rurais

Hotel fazenda no Cerrado une natureza, produção rural e experiências para hóspedes
Propriedade produz 50 litros de leite por dia e investe no cultivo de uvas para futura vinícola para os hóspedes

Festival Celeiro Sertanejo anuncia últimos classificados e abre votação para definir finalistas
Frai de Planaltina, Amanda M. de Ceilândia e Lucas Alvez de Arinas/MG compartilharam suas histórias e mostraram seu talento

Confeiteira ensina bolo de fubá com ingredientes produzidos em fazenda próximo a Brasília
Resultado é um bolo simples e cremoso, servido com café ou chá produzido na própria fazenda

Evento marca a importância da destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas
Destaca evolução da logística reversa e práticas sustentáveis no Brasil

Aprenda a preparar um risoto de cogumelos selvagens com ingredientes simples e saborosos
O prato é equilibrado com molho de ervas

Festival Celeiro Sertanejo: conheça mais três novos artistas
Eric Lopes, Amanda Alvez e Bruno de Araújo se apresentam no Festival Celeiro Sertanejo e buscam apoio do público

Festival Celeiro Sertanejo revela novos talentos da música em Brasília
Três artistas se apresentam e competem por vaga na próxima fase do festival

Prepare uma saborosa lasanha de frango na roça
Dicas para fazer uma deliciosa lasanha de frango com molho branco e de tomate

Terceiro Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural é realizado em Brasília
Encontro discute a importância da mulher no agro e busca fortalecer sua presença na liderança sindical

Festa da Uva e do Vinho em Planaltina (DF) encerra com atrações para toda a família
Último dia da festa conta com feira de produtos derivados da uva e diversas atividades

Couve kale ganha espaço no DF e conquista consumidores
Adaptável ao clima local, a couve kale é um trunfo nutricional e econômico para produtores

Receita de família: chef Paulo Pereira ensina como preparar uma tradicional rabada bovina
Brasília saboreia rabada especial de Paulo, que aprendeu a receita tradicional com a mãe

Festival Celeiro Sertanejo seleciona 12 artistas; conheça os participantes
Evento seleciona 12 artistas para competição musical e busca novos nomes da música sertaneja

Reality show busca novos talentos da música sertaneja em Brasília e região
Projeto selecionará 12 artistas para uma jornada até a final, com histórias de cantores em busca de espaço musical
