Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

AGU diz que Planalto não quer ‘atacar ato do Congresso’ ao judicializar IOF

Jorge Messias anunciou nesta terça (1º) que governo vai recorrer ao STF contra derrubada de decreto

Brasília|Yumi Kuwano e Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

  • Google News
AGU acionou Supremo para reverter derrubada de decreto do IOF
AGU acionou Supremo para reverter derrubada de decreto do IOF José Cruz/Agência Brasil/01-07-2025

Após a AGU (Advocacia-Geral da União) anunciar, nesta terça-feira (1º) que o governo federal entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para anular a derrubada de decreto do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) aprovada na Câmara, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a medida não foi tomada para confrontar o Congresso Nacional e que a preocupação agora é outra.

Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o Supremo “aprecie uma atribuição que a Constituição lhe conferiu” e que a “preocupação do presidente não é atacar um ato do Congresso”.


LEIA TAMBÉM

Messias afirmou ainda que o presidente Lula tem “relação profícua” com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, e que defende uma “relação respeitosa e harmônica entre os poderes”.

De acordo com o advogado-geral da União, a decisão foi tomada após reunião de lideranças do Congresso e de estudo técnico e jurídico junto à equipe econômica do governo.


A AGU sustenta que o aumento do IOF respeitou os limites constitucionais e legais, observando o teto de 1,5% ao dia permitido pela legislação tributária.

Os decretos presidenciais que elevaram o IOF foram anulados na semana passada por meio de um decreto legislativo aprovado pelo Congresso, que alegou abuso do Executivo ao tentar aumentar impostos por decreto.


Já o governo sustenta que agiu dentro das prerrogativas constitucionais e que a medida era necessária para garantir receita diante das metas fiscais estabelecidas para o próximo ano.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.