Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

AGU usa postagens nas redes sociais para pedir que extremistas paguem por danos do 8 de Janeiro

Desde os ataques, a instituição moveu sete ações, que envolvem 250 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Vândalos invadem prédio do Congresso Nacional em protesto ao resultado das eleições
Vândalos invadem prédio do Congresso Nacional em protesto ao resultado das eleições Vândalos invadem prédio do Congresso Nacional em protesto ao resultado das eleições

A Advocacia-Geral da União (AGU) usou postagens nas redes sociais para identificar pessoas que participaram dos atos extremistas de 8 de janeiro e pedir a punição delas. Em uma nova ação enviada à Justiça, na sexta-feira (28), a AGU mirou 27 extremistas identificados no relatório de inteligência da Polícia do Senado Federal para solicitar que sejam condenados a ressarcir os danos causados ao patrimônio público. 

Os vândalos que viraram alvo dessa ação fizeram postagens nas redes sociais para comemorar a invasão do prédio do Congresso Nacional e o confronto com os policiais legislativos. Se a Justiça acolher a ação da AGU, essas pessoas terão que arcar com os prejuízos financeiros causados pelas depredações. No total, os danos ao Congresso, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto provocaram um prejuízo estimado em R$ 26,2 milhões até o momento.

Com esse novo pedido, a AGU já entrou com sete ações com o mesmo intuito. Os processos envolvem 250 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato.

"O objetivo é que todos sejam condenados solidariamente a ressarcir os cofres públicos pelos danos materiais causados, bem como pagar indenização pelo dano moral coletivo causado pelo ataque a valores fundamentais do Estado democrático de Direito", detalha a AGU. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.