ANS propõe criar plano de saúde com cobertura apenas para consultas e exames
Proposta passará por consulta e audiência pública
Brasília|Do R7
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou, na segunda-feira (10), a realização de uma consulta pública e de uma audiência pública sobre uma proposta de um plano de saúde com cobertura apenas para consultas estritamente eletivas e exames. Dessa forma, o plano não daria direito a procedimentos emergenciais.
Segundo a ANS, o objetivo é “ampliar e simplificar o acesso dos brasileiros aos planos de saúde, aumentando a oferta e a diversidade de produtos na saúde suplementar e ampliando o alcance desses planos em todo o país”.
Hoje, os planos de saúde são obrigados a cobrir uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, conforme cada tipo de plano de saúde - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
De acordo com a ANS, a nova modalidade de plano poderia fazer com que cerca de 10 milhões de brasileiros passassem a ser atendidos pelo setor de saúde suplementar, reduzindo a fila de exames do SUS e acelerando o diagnóstico dos pacientes.
Na consulta pública, os interessados poderão apresentar contribuições entre a próxima terça-feira (18) e 4 de abril. No dia 25 deste mês, será realizada a audiência pública sobre o tema.