Antes do Enem, Lula visita sala de monitoramento com ministros
Acompanhado dos ministros Camilo Santana, Nísia Trindade e Alexandre Padilha, Lula conferiu os preparativos
Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília
Neste domingo (3), primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a Sala de Monitoramento do Enem, localizada na sede do Inep em Brasília. Acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Lula conferiu os preparativos para o início das provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Também participam da visita o presidente do Inep, Manoel Palácios, e a primeira-dama, Janja da Silva. “A educação é um símbolo de independência. Quanto mais jovens, quanto mais pessoas forem aprovados para a gente é melhor”, afirmou Lula.
Cerca de 4,3 milhões de estudantes estão inscritos e buscam conquistar uma vaga no ensino superior por meio do exame. No primeiro dia, os participantes enfrentaram 90 questões objetivas – sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas – além da edição.
O tempo disponível será de cinco horas e meia. Os horários abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h, conforme o horário de Brasília.
LEIA TAMBÉM
- Enem 2024: horários, documentos e orientações para a prova deste domingo
- Enem 2024: saiba o que pode e o que não pode levar para a prova deste domingo
- Acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Lula conferiu os preparativos
Já o segundo dia do exame acontece no próximo domingo (10) e será dedicado às provas de ciências da natureza e matemática, com 45 questões em cada caderno. O tempo de prova será de quatro horas e meia, encerrando o Enem 2024.
Painel Enem 2024
Para a edição de 2024, o Inep lançou o Painel Enem, que oferece uma visão ampla e detalhada sobre o exame com dados acessíveis para consulta interativa. A plataforma permite que qualquer interessado visualize dados preliminares em diferentes níveis — nacional, regional, estadual e municipal — conforme os filtros e recortes desejados.
Alguns dos dados disponíveis incluem:
- Total de inscrições e confirmações;
- Quantidade de concluintes da rede pública (principal público-alvo);
- Situação dos participantes em relação ao ensino médio;
- Número de isentos da taxa de inscrição e pagantes;
- Proporção de inscritos por gênero;
- Cor/raça dos candidatos;
- Faixas etárias.
A ferramenta também possibilita sobrepor filtros, facilitando cruzamentos específicos. Por exemplo, é possível verificar o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado.
Essas informações são úteis para a sociedade em geral, organizações da sociedade civil, gestores educacionais, pesquisadores e imprensa, promovendo maior transparência sobre o Enem e suas características.