Às vésperas do tarifaço, Lula diz que ‘dar palpite’ em questões de outros países é ferir a soberania
Declaração do presidente foi feita no Conselhão, nesta terça-feira; tarifaço começa amanhã
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Às vésperas do início do tarifaço, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a soberania nacional em discurso, nesta terça-feira (5), na 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão. O presidente disse que dar palpite sobre questões domésticas dos países é “ferir a soberania”.
“Se a gente perder o mínimo de senso de responsabilidade, do respeito à soberania, à integralidade territorial, à Suprema Corte dos países, ao poder judiciário como um todo, ao funcionamento do Congresso Nacional, ou seja, se passarmos a dar palpite sobre as coisas que acontecem nos outros países, estamos ferindo uma palavra mágica que é ‘soberania’, que é o que faz a gente lutar e defender o nosso país”, disse.
LEIA TAMBÉM
A declaração foi dada em resposta aos motivos listados pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para impor a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, que entra em vigor na quarta-feira (6). Trump citou o processo que corre contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado para justificar a taxação.
Lula acrescentou: “O multilateralismo e o livre comércio passam por um dos períodos mais críticos da última década. O dia 30 de junho de 2025 passará para a história das relações entre Brasil e Estados Unidos como marco lastimável. Não há precedente, no mais de 200 anos de relação bilaterais, de uma ação arbitrária como esta que sofremos”, disse.
O chefe do Palácio do Planalto disse que “a democracia” do Brasil “está sendo questionada, nossa soberania está sendo atacada, nossa economia está sendo agredida”.
“Este é um desafio que nós não pedimos e que nós não desejamos. Em nenhum tarifaço, aplicado sobre os outros países, houve tentativa de ingerência sobre a independência dos poderes do país. Essa inteferência em temas internos contou com auxílio de verdadeiros traidores da pátria, que arquitetaram e defenderam publicamente ações contra o Brasil lá nos Estados Unidos. Vários setores da economia são afetados pela covardia dos que se associaram a interesses alheios ao da nossa nação”, afirmou.
Conselhão
O encontro ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O Conselhão é composto por representantes da sociedade civil e é responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo.
O encontro contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Pela manhã, o governo apresentou resultados dos trabalhos dos conselheiros e foram assinados decretos, sanções e acordos de cooperação de propostas geradas no Conselhão.
Também nesta terça-feira (5), a cerimônia contou com a posse da nova composição do colegiado, que será responsável por assessorar o presidente da República em questões de interesse nacional nos próximos dois anos.
Debates e mesas temáticas
Durante a tarde, o Conselhão realiza uma série de painéis e mesas temáticas que reunirão autoridades e conselheiros para debater caminhos para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.
Os painéis serão ministrados por figuras como a primeira-dama Janja, pelos ministros Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação da Presidência), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Anielle Franco (Igualdade Racial), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e da Cidadania), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), pela presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, pelo embaixador Corrêa do Lago, entre outras autoridades.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
