Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autotestes de Covid demandam nova política pública, diz Anvisa

O alerta é da Anvisa que destaca que a simplicidade do exame não garante que o cidadão comum esteja apto a realizá-lo 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Atualmente, diagnósticos da Covid precisam ser feitos em locais controlados no Brasil
Atualmente, diagnósticos da Covid precisam ser feitos em locais controlados no Brasil Atualmente, diagnósticos da Covid precisam ser feitos em locais controlados no Brasil

Apesar de os exames para detecção de Covid-19 estarem bem mais simplificados, permitindo um acesso mais amplo e rápido, isso não permite que a população realize autotestes. De acordo com um comunicado feito nesta sexta-feira (7) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para a implantação de autotestes de Covid no Brasil, será necessário que o governo federal crie uma nova política pública para viabiizar o conhecimento sobre a prática. 

"Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19 é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura dentre outros aspectos", enumera a Anvisa.

Na nota técnica que orienta sobre o tema, a agência reguladora pondera que "a simplicidade na execução de um ensaio não garante a segurança na sua utilização se não forem observados os preceitos básicos das boas práticas, diretamente vinculada ao conhecimento, aos controles de qualidade amplamente difundidos no ambiente laboratorial".

Segundo a Anvisa, para tornar o autoteste possível, as autoridades competentes devem considerar, por exemplo, se o usuário leigo possui conhecimento suficiente para utilizar o produto e interpretar o resultado, cabendo ao governo viabilizar as informações capazes de garantir esta premissa.

Publicidade

Leia também

A agência pontua também que os sistemas de saúde também devem estar preparados para acolher usuários que tenham realizado autoteste, bem como estabelecer os mecanismos para assegurar a notificação compulsória, permitindo as ações estratégicas de controle da disseminação do vírus.

O R7 procurou o Ministério da Saúde, para questionar se há alguma movimentação para a elaboração de uma política pública a fim de viabilizar a autotestagem. A pasta informou que, no momento, "estuda as especificidades dos autotestes para avaliar a implantação deste tipo de exame no país". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.