Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Avança na pré-COP proposta para quadruplicar nível de combustíveis sustentáveis

Segundo representante do Itamaraty, relatório teve ‘boa receptividade’ e deve ganhar ‘tração’ até evento oficial

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Documento propõe quadruplicar níveis de combustíveis sustentáveis em reunião da pré-COP30.
  • Representante do Itamaraty destaca boa receptividade e apoio de países como Itália e Japão.
  • Objetivo é contribuir para descarbonização e alcançar metas de emissões líquidas zero até 2035.
  • Compromisso é visto como possível e viável, seguindo tendências de outras conferências climáticas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Documento deve ganhar força até o evento oficial Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

Um documento que estabelece o compromisso de nações em quadruplicar os níveis de combustíveis sustentáveis ganhou força durante as reuniões da pré-COP30 nesta terça-feira (14), em Brasília. Segundo o diretor do departamento de energia do Itamaraty, João Marcos Paes, o relatório teve “boa receptividade” e deve ganhar “mais tração” até o evento oficial, em Belém.

Apesar dos países ainda não terem se pronunciado oficialmente, o representante da pasta informou que o documento contou com o apoio de representantes da Itália e Japão. Segundo ele, a Índia e outras nações europeias também demonstraram interesse.


“Esse relatório faz um apanhado dessas diferentes tecnologias e explica como você pode, no mínimo, quadruplicar. Dependendo da tecnologia, algumas são de implantação de curto prazo, outras são mais demoradas, mas somando as diferentes rotas do seu conjunto, você pode, até 2035, ter uma multiplicação significativa dessas soluções“, explicou.

Veja mais

O objetivo do documento é contribuir para a descarbonização e fazer com que os países possam alcançar suas metas ambientais de Net zero, ou seja, quando há um saldo líquido de zero emissões.


Em entrevista coletiva, Paes mencionou, ainda, que o compromisso de quadruplicar foi apontado como algo possível por meio de estudos. Segundo ele, a ideia é de que o documento seja aprovado em nível político.

“Usando o número quatro, quadruplicar, como um chamariz porque o estudo apontou essa quadruplicação como fator viável e necessário. Quem cobre esse tema sabe que na COP28 houve o compromisso de duplicar as renováveis, triplicar a eficiência energética e agora nós temos a oportunidade de quadruplicar os combustíveis sustentáveis”, disse.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.