Avião arrematado por morador do DF pode virar atração turística
Transporte da aeronave envolve participação de agentes públicos e empresa privada
Brasília|Do R7

A sucata de um avião, arrematada em um leilão da massa falida da Vasp, em abril, pelo empresário Rogério Tokarski, morador do Distrito Federal, será transportada para o Haras Rancho Tokarski, em Planaltina.
Anteriormente, a assessoria do empresário havia informado que a aeronave já tinha sido levada para o haras no último sábado (19), mas na manhã desta sexta-feira (25) voltou atrás e afirmou que ainda não há previsão para o transporte.
O transporte do Boeing 737-200 envolve a participação de agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e de uma empresa especializada em manutenção e transporte de aeronaves.
A sucata, que está em uma área do pátio do aeroporto JK, deve percorrer 70 km, do terminal aéreo de Brasília até a propriedade do empresário, na DF 250, na área rural de Planaltina.
O empresário afirmou que adquiriu a carcaça para preservar a história e o patrimônio brasileiro e quer que a aeronave vire uma atração turística.
— Um Boeing como esse, bem preservado, tem qualidade o suficiente para viver, em bom estado, por pelo menos mais um século. A ideia é que ele vire atração turística em nosso Haras, fomentando o turismo rural no Distrito Federal, diz Rogério Tokarski.
Transporte de Boeing para casa de colecionador do DF está suspenso
Boeing será transportado por vias do DF para casa de colecionador no Park Way
Em abril, a operação que levaria a aeronave para um terreno no Park Way foi suspensa depois que de um pedido da Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal) e a Administração de Brasília. Os órgãos informaram que o terreno, indicado pelo empresário para estacionamento do avião, não estava regularizado.















