Avião com brasileiros resgatados de Gaza chega ao Brasil nesta segunda-feira
Grupo que se encontrava na zona de conflito no Oriente Médio já está no Egito, de onde aeronave presidencial vai partir
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
A aeronave com os 32 brasileiros e familiares próximos que saíram da Faixa de Gaza, zona de conflito onde Israel responde aos terroristas do Hamas, tem previsão de pouso no Brasil às 23h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (13). A expectativa é que o avião decole do Cairo, capital do Egito, às 6h50 (horário de Brasília) de segunda (13). Os passageiros viajaram de ônibus até a capital do país africano.
A aeronave, cedida pela Presidência da República, deve fazer três paradas técnicas antes de chegar à Base Aérea de Brasília — Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Um avião está disponível no Cairo à espera dos brasileiros desde 18 de outubro. O grupo a ser repatriado é composto de 22 brasileiros e 10 parentes palestinos, dos quais 7 têm o registro nacional migratório. Entre as 32 pessoas, há 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.
Leia também
Os brasileiros e familiares foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza, pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas deste domingo (12), no horário de Brasília. Da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências.
Quase metade dos brasileiros que conseguiram cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito vai para uma cidade do interior de São Paulo, ainda não divulgada, dois dias após o desembarque em Brasília (DF) — assista ao vídeo abaixo.
O grupo estava dividido em duas cidades no sul de Gaza — Rafah e Khan Younis — desde 14 de outubro. Rafah fica na fronteira do Egito com Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Nela, pelo menos 18 pessoas aguardavam repatriação: 9 crianças, 5 mulheres e 4 homens.
Em Khan Younis, havia 16 pessoas à espera da repatriação para o Brasil: 9 crianças, 5 mulheres e 2 homens. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para hospedá-las até que a passagem de Rafah fosse aberta.
Após a autorização de trânsito pelo Egito, o grupo de brasileiros e seus familiares será transportado do posto de Rafah ao aeroporto do Cairo. O transporte, em ônibus identificado como do Brasil, terá apoio do corpo diplomático brasileiro no Egito.
Será o décimo voo de repatriação do governo federal, na operação feita em parceria entre os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB). A Operação Voltando em Paz, que usou três aviões da FAB e dois da Presidência, vai totalizar 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, repatriados do Oriente Médio quando os últimos brasileiros que estão em Gaza chegarem.