Aviões da FAB já repatriaram 494 brasileiros que estavam em Israel
A próxima aeronave tem previsão de pouso às 2h30 deste sábado, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro
Brasília|Gabriela Coelho e Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

As aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvidas na Operação Voltando em Paz já repatriaram 494 brasileiros vindos de Israel. Além disso, a FAB trouxe em segurança oito pets: três cachorros e cinco gatos. De acordo com o órgão, mais de 2.500 brasileiros pediram para ser repatriados desde o início da guerra. O primeiro avião trouxe 211 passageiros; o segundo, 214; e a terceira aeronave a retornar para o Brasil resgatou 69 cidadãos do país.
A próxima aeronave a repatriar brasileiros tem previsão de pouso às 2h30 deste sábado (14). O avião deve pousar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, no início da madrugada, e a bordo estão 207 brasileiros que saíram da zona de conflito.
Com a chegada do quarto voo, a operação de resgate, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores em parceria com a FAB, já vai totalizar 701 pessoas e oito animais de estimação repatriados ao país.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Há outro avião, com previsão de volta no domingo (15), também às 2h30; e um que está em Roma e aguarda autorização para ir ao Egito resgatar brasileiros da Faixa de Gaza.
O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissou às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá,...
O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissou às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram.
No entanto, nem todos os brasileiros que estão abrigados em uma escola nessa região querem retornar ao país. Dos 19 cidadãos acolhidos na instituição de ensino, apenas dez desejam ser repatriados. O dado mais atualizado mostra que 22 brasileiros, no total, querem voltar para o Brasil. Além dos dez que estão abrigados, 12 estão fora da escola, na cidade de Khan Younes, no sul de Gaza.
Entre os 22 brasileiros que aguardam a repatriação estão dez crianças, sete mulheres e cinco homens. Já dos 19 cidadãos que estão na escola, 11 são crianças, cinco, mulheres, e três, homens. O Exército israelense foi avisado do abrigo, para que não ataque o local.
O plano é retirar os brasileiros da região por Rafá, cidade no sul de Gaza que faz fronteira com o Egito. Para executar a ação, porém, o governo brasileiro aguarda a liberação das autoridades egípcias. O pedido, feito há cinco dias, ainda não foi respondido.
Nesta quinta-feira, Israel emitiu um comunicado em que pede a todos os civis que deixem o norte de Gaza em direção ao sul pela "própria segurança" em até 24 horas.




























