Biden, como 1º presidente dos EUA na Amazônia: ‘Vamos preservar este lugar sagrado’
Neste domingo, Biden anunciou US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia; valor precisa de autorização do Congresso dos EUA
Brasília|Thays Martins, do R7, em Brasília
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou a importância de preservar a Amazônia, que chamou de “lugar sagrado”, na primeira visita de um presidente norte-americano à floresta amazônica, neste domingo (17). Em uma breve fala à imprensa, Biden lembrou que logo deixará a presidência dos EUA, mas que espera que o trabalho pela preservação do meio ambiente continue.
“Estou saindo da presidência em janeiro e vou deixar ao meu sucessor uma base muito forte, se eles decidirem seguir esse caminho", disse.
Leia mais
Neste domingo, Biden anunciou US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia, valor aquém do que tinha sido prometido. O presidente norte-americano disse ter “orgulho” de fazer o anúncio. “A luta para proteger o planeta é uma luta pela humanidade", disse. O aporte ainda precisa ser aprovado pelo Congresso norte-americano.
Biden afirmou ainda que “líderes globais têm obrigação de reverter mudanças climáticas" e que não é preciso “escolher entre economia e meio ambiente, é possível fazer os dois".
Esta é a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício faz uma visita à Amazônia. Biden chegou neste domingo a Manaus e fez um sobrevoo pela floresta. Ele também visitou o Musa (Museu da Amazônia). Lá, ele fez uma trilha em um trecho de vegetação nativa.
Após a visita, Biden segue para o Rio de Janeiro, onde participará nesta semana da Cúpula G20. Entre outros compromissos, o presidente norte-americano deverá ter uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.