Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro diz que 'não está chegando nada' sobre compra de diesel mais barato da Rússia

Presidente tinha afirmado que contrato estava 'quase certo'; ministro disse que estoque pode durar mais 50 dias

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente da República, Jair Bolsonaro, diz que o diesel não está chegando da Rússia
O presidente da República, Jair Bolsonaro, diz que o diesel não está chegando da Rússia O presidente da República, Jair Bolsonaro, diz que o diesel não está chegando da Rússia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recuou nesta segunda-feira (1º) e disse que 'não está chegando nada' em relação ao acordo comercial para que o Brasil compre diesel mais barato da Rússia. O conflito entre esse país e a Ucrânia provocou desequilíbrio no mercado internacional.

"Está sendo negociado. Não está chegando nada no momento. Mas a ideia é, o globo né, chegar por cima", disse Bolsonaro durante conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada.

No início do mês passado, Bolsonaro disse, sem dar mais detalhes, que "está quase certo" o acordo para a compra de diesel russo. "Na minha ida à Rússia, acertei fertilizantes para o agronegócio. E agora está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato do país", destacou o presidente.

Em outro momento, em conversa com a imprensa, o presidente voltou a falar sobre o tema e destacou a possibilidade de o produto chegar ao país em cerca de 60 dias. "Nós importamos quase 30% do diesel. Agora você tem que importar diesel de quem está vendendo mais barato, e não importar de quem, por vontade, está vendendo até mais caro, porque, aumentando o preço, aumenta o lucro da Petrobras".

Publicidade

Bolsonaro viajou para a Rússia em fevereiro deste ano. Na ocasião, reuniu-se com Vladimir Putin e defendeu a soberania dos países diante da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro. Depois, em 27 de junho, Bolsonaro voltou a falar com Putin, dessa vez por telefone. Os assuntos discutidos foram fertilizantes e produtos agrícolas.

Estoque de diesel no Brasil

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse em 12 de junho que o estoque de diesel no Brasil poderá durar mais 50 dias caso não haja novas importações ao longo desse período.

Publicidade

"O ministério está muito atento à questão do diesel, e até ontem o Brasil tinha 50 dias. Se acontecer algo no mundo e não puder importar mais petróleo, o país ainda assim tem 50 dias de diesel sem precisar importar petróleo", comentou o ministro durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Apesar dessa projeção, Sachsida descartou qualquer possibilidade de desabastecimento. Ele garantiu que o país tem diesel suficiente até dezembro. Segundo o ministro, em 11 de junho, o Brasil tinha nas suas reservas de diesel A S-10 (ou seja, sem adição de biodiesel) 1,6 milhão de metros cúbicos (ou 1,6 bilhão de litros) do combustível.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.