Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Bolsonaro não vai comparecer ao julgamento por motivo de saúde, diz defesa

Ex-presidente cumpre prisão domiciliar e é um dos oito réus no julgamento do chamado núcleo 1 da trama golpista

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília e Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jair Bolsonaro não comparecerá ao julgamento por motivos de saúde, afirma defesa.
  • Ex-presidente está em prisão domiciliar e é um dos oito réus envolvidos no caso.
  • Ministros do STF iniciam leitura dos votos, podendo os réus enfrentar até 43 anos de prisão.
  • Bolsonaro solicitou autorização para procedimento médico no dia 14 para remover uma lesão na pele.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Jair Bolsonaro é réu em julgamento de golpe de Estado Ton Molina/STF - 09.06.2025

O advogado de defesa de Jair Bolsonaro Paulo Cunha Bueno disse nesta terça-feira (9) que o ex-presidente não vai comparecer às sessões do julgamento em que é réu durante esta semana por motivos de saúde. Segundo ele, Bolsonaro “não tem recomendação médica para isso”.

“A saúde dele é debilitada. Ele tem uma limitação médica, evidentemente não poderia vir aqui por essa limitação, ainda que fosse a vontade dele”, completa. Bolsonaro também não participou das sessões da semana passada.


LEIA TAMBÉM

A fala aconteceu no momento que Paulo Cunha Bueno chegou ao STF para o terceiro dia de julgamento. A expectativa da defesa é que o processo seja julgado “só e somente à luz de elementos estritamente jurídicos”. “Se for julgado assim, a convicção é de que deverá ser absolvido. Se houver influência de outras variáveis, aí a gente já não pode dizer”, pontua.

A partir desta terça, os ministros começam a ler os votos sobre o caso. Ou seja, eles passam a avaliar o mérito da questão e se os réus devem ou não ser condenados, além de estabelecerem as penas. A maior parte do grupo responde a cinco crimes. Se forem condenados, podem pegar até 43 anos de prisão.


 
 

O primeiro a falar será o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Ele será seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por fim, Cristiano Zanin. A expectativa é que o julgamento termine na sexta-feira (12).

Autorização para procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar em Brasília, pediu autorização ao ministro do STF Alexandre de Moraes para passar por um procedimento médico no domingo (14).


Bolsonaro vai retirar uma lesão na pele, que pode ser uma mancha ou pinta, chamada de neoplasia.

O pedido foi enviado a Moraes na segunda (8) pela defesa do réu. “O procedimento será realizado no Hospital DF Star no dia 14 de setembro, em regime ambulatorial e com previsão de alta no mesmo dia”, diz a solicitação médica.

Perguntas e Respostas

 

Por que Jair Bolsonaro não vai comparecer ao julgamento?

 

O advogado de defesa de Jair Bolsonaro informou que o ex-presidente não comparecerá às sessões do julgamento por motivos de saúde. Ele afirmou que Bolsonaro "não tem recomendação médica para isso" e que sua saúde é debilitada, o que impede sua presença, mesmo que fosse de sua vontade.

 

Qual é a situação do julgamento?

 

O julgamento ocorre no STF e é o terceiro dia de sessões. Os ministros estão começando a ler os votos sobre o caso, avaliando se os réus devem ser condenados e estabelecendo as penas. A maioria dos réus responde a cinco crimes e, se condenados, podem enfrentar até 43 anos de prisão.

 

Quem são os ministros que vão falar no julgamento?

 

O primeiro a se pronunciar será o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin.

 

Qual é a situação atual de Jair Bolsonaro?

 

Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar em Brasília. Recentemente, ele solicitou autorização ao ministro Alexandre de Moraes para realizar um procedimento médico no dia 14 de setembro, onde irá retirar uma lesão na pele, que pode ser uma mancha ou pinta, chamada de neoplasia.

 

Onde será realizado o procedimento médico de Bolsonaro?

 

O procedimento será realizado no Hospital DF Star, em regime ambulatorial, com previsão de alta no mesmo dia.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.