Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Bolsonaro pede autorização a Moraes para passar por procedimento médico

Solicitação para a retirada de lesão na pele foi feita nesta segunda (8)

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jair Bolsonaro solicita autorização ao ministro Alexandre de Moraes para um procedimento médico.
  • A intervenção é para a retirada de uma lesão na pele, identificada como neoplasia.
  • O procedimento está agendado para o dia 14 de setembro no Hospital DF Star, com alta no mesmo dia.
  • A solicitação ocorre durante o julgamento de um caso de tentativa de golpe de Estado, que pode resultar em pena de até 43 anos de prisão para Bolsonaro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Bolsonaro é réu na ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro é réu na ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado Isac Nóbrega/PR/Arquivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar em Brasília, pediu autorização ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para passar por um procedimento médico no domingo (14).

Bolsonaro vai retirar uma lesão na pele, que pode ser uma mancha ou pinta, chamada de neoplasia (entenda mais abaixo).


O pedido foi enviado a Moraes nesta segunda-feira (8) pela defesa do réu na ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

“O procedimento será realizado no Hospital DF Star no dia 14 de setembro, em regime ambulatorial e com previsão de alta no mesmo dia”, diz a solicitação médica.


Veja mais

Neoplasia é quando ocorre o crescimento e divisão anormal de células e é formada uma massa de tecido. É dividida em neoplasias benigna e maligna (câncer).

A lesão pode ser causada pelo sol, por tabagismo, consumo de álcool, mutações hereditárias ou envelhecimento. O procedimento de remoção das lesões costuma ser simples.


Moraes ainda não se manifestou sobre a solicitação, que ocorre em meio ao julgamento do núcleo 1 da trama golpista no STF. Nesta semana, os ministros vão votar para condenar ou absolver os oito réus apontados como líderes do plano contra a democracia.

Bolsonaro pode ser condenado a 43 anos de prisão caso a Primeira Turma vote pela pena máxima. O julgamento deve ser concluído na sexta-feira (12).


O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto por suspeita de tentar interferir no processo judiciário e ter descumprido outras medidas cautelares. Em agosto, Moraes autorizou ele a deixar a casa para fazer exames médicos.

Perguntas e Respostas

Qual foi o pedido feito por Jair Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes?

Jair Bolsonaro solicitou autorização ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, para realizar um procedimento médico no dia 14 de setembro. O procedimento é para a retirada de uma lesão na pele, conhecida como neoplasia.

O que é uma neoplasia?

Neoplasia é o crescimento e divisão anormal de células, formando uma massa de tecido. Ela pode ser classificada como benigna ou maligna (câncer) e pode ser causada por fatores como exposição ao sol, tabagismo, consumo de álcool, mutações hereditárias ou envelhecimento.

Onde e como será realizado o procedimento?

O procedimento será realizado no Hospital DF Star, em regime ambulatorial, com previsão de alta no mesmo dia.

Qual é o contexto legal em que o pedido foi feito?

O pedido foi enviado pela defesa de Bolsonaro em meio a uma ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O julgamento dos réus envolvidos na trama golpista está em andamento no STF.

Quais são as possíveis consequências legais para Bolsonaro?

Bolsonaro pode ser condenado a até 43 anos de prisão caso a Primeira Turma do STF vote pela pena máxima durante o julgamento.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.