Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Bolsonaro vai a Pernambuco nesta segunda ver estrago das chuvas

Presidente anunciou que pretende se inteirar pessoalmente sobre a situação no Grande Recife; já são pelo menos 79 mortos

Brasília|Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília

Desabamento causado pelas chuvas em Recife
Desabamento causado pelas chuvas em Recife DIEGO NIGRO/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai na manhã desta segunda-feira (30) a Pernambuco para se inteirar de perto das consequências dos temporais que atingem o Grande Recife. O anúncio foi feito por ele no último domingo (29), no Twitter. 

Na postagem, o chefe do Executivo disse que o governo federal disponibilizou "desde o primeiro momento todos os seus meios para socorrer aos atingidos, aí incluídas as Forças Armadas".

Alagamento no Grande Recife
Alagamento no Grande Recife

No domingo (29), equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Defesa, do Ministério da Saúde e das Forças Armadas estiveram na região. Participaram da ação os ministros das respectivas pastas.

O número de mortes confirmadas por causa dos temporais em Pernambuco de sexta-feira (27) à noite de domingo chegou a 79. Outras 5 mortes foram registradas entre quarta (25) e sexta-feira, mas os números podem estar sobrepostos. As informações foram divulgadas pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em coletiva de imprensa. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o total de desaparecidos, que no domingo à tarde era 56, tornou-se incerto.


Câmara disse decretou estado de emergência e que as buscas vão continuar "até haver segurança de que todas as vítimas dessa tragédia sejam identificadas e levadas aos setores competentes". Ele anunciou ainda a liberação de R$ 100 milhões para atender Recife e outros 13 municípios afetados.

Até a tarde de domingo, 56 corpos haviam sido localizados. O número da noite mostrou 23 mortes a mais. Eram 3.957 desabrigadas, sobretudo nos municípios da região metropolitana e na Mata Norte, segundo o último número divulgado. Os dados são da Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco.


As equipes de resgate atuam em 12 pontos de deslizamento, com auxílio de cães farejadores e equipamentos específicos para a ação. Desde o começo de sábado até a madrugada deste domingo, o Grupamento de Bombeiros Marítimo resgatou 593 vítimas ilhadas.

"No Recife, os resgates aconteceram nos bairros de Coqueiral, Imbiribeira, Ipsep e Tejipió. Em Jaboatão, houve atendimento na Vila Dois Carneiros, Socorro e Muribeca. Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos ao 193, com deslocamento das equipes", divulgou a Defesa Civil de Pernambuco.

Ainda segundo o comunicado, já há o reforço dos 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar nomeados neste sábado (28), além do auxílio de militares da corporação enviados pela Paraíba e profissionais que vieram de Minas Gerais, todos especializados no atendimento a casos de deslizamento. Também há equipes do Exército e da Marinha atuando nas operações.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.