Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasil celebra acordo entre EUA e Irã e pede cumprimento do cessar das hostilidades

Primeira fase do acordo de paz será implementada em território suíço, onde líderes dos dois países assinaram o pacto

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Brasil celebrou o Memorando de Entendimento entre EUA e Irã para encerrar o conflito no Oriente Médio.
  • O acordo, assinado na Suíça, prevê a cessação das hostilidades e o início de negociações técnicas.
  • Teerã deve diluir seu urânio enriquecido, enquanto os EUA aliviarão sanções, permitindo o retorno do Irã ao mercado de petróleo.
  • O Brasil reconheceu a mediação do Paquistão, Catar, Arábia Saudita, Egito e Turquia no processo de paz.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brasil pede adesão estrita aos termos acordados por Estados Unidos e Irã Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - Arquivo

O governo brasileiro celebrou a assinatura de Memorando de Entendimento entre os Estados Unidos e o Irã, que prevê o fim do conflito iniciado em fevereiro no Oriente Médio.

Em nota, o governo brasileiro apelou pela “completa cessação das hostilidades em todas as frentes” e exaltou o papel da diplomacia na busca pelo fim dos conflitos no Oriente Médio: “o diálogo diplomático constitui a única via para a estabilidade e a segurança duradouras no Oriente Médio e, em particular, no Estado da Palestina, tanto em Gaza como na Cisjordânia”.


Veja Também

Acordo de paz

Em cerimônia realizada na Suíça, Estados Unidos e Irã firmaram o compromisso de iniciar, nesta sexta-feira (19), a implementação do acordo de paz assinado pelos presidentes dos dois países.

O entendimento encerra o conflito iniciado em 28 de fevereiro e abre um processo de negociações técnicas que deve definir os mecanismos de execução do acordo.


O acordo prevê que Teerã dilua seu estoque de urânio altamente enriquecido. Em contrapartida, a Casa Branca aliviará as sanções americanas contra o país persa, que ficará livre para retornar ao mercado global de petróleo, em uma grande concessão de Washington.

Ainda em nota, o governo brasileiro reconheceu a importância do papel de mediação exercido pelo governo do Paquistão e do Catar, com a contribuição da Arábia Saudita, Egito e Turquia, que contribuíram para o tratado firmado em território suíço.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.