Brasil conclui pagamento de contribuições para 62 órgãos internacionais, diz governo
Segundo o Itamaraty e o Ministério do Planejamento e Orçamento, a quitação reforça o compromisso com o multilateralismo
Brasília|Do R7, em Brasília

Nos sete primeiros meses deste ano, o Brasil quitou, junto a 62 organismos internacionais, R$ 1,3 bilhão em contribuições e integralizações, informou o governo federal nesta segunda-feira (14). Entre os pagamentos, estão os três componentes do orçamento da ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial da Saúde) e OMC (Organização Mundial do Comércio).
Segundo o Itamaraty e o Ministério do Planejamento e Orçamento, a quitação reforça o compromisso com o multilateralismo, “a integração regional e a cooperação internacional, em áreas como comércio e finanças, saúde, direitos humanos, ciência e tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”.
O governo também pagou dívidas com organizações como Tribunal Penal Internacional, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Organização Marítima Internacional e Organização Europeia para Pesquisa Nuclear.
Foram pagos, ainda, a integralização de cota da Corporação Financeira Internacional, que contribui para o fortalecimento da participação do Brasil em decisões da instituição e para fomentar o financiamento de investimentos privados com impacto socioeconômico positivo.
Veja mais
“O esforço do governo brasileiro para assegurar a regularidade dos pagamentos, com adequada gestão fiscal desses recursos, reflete o compromisso com a presença ativa do Brasil nos organismos internacionais e com a promoção da paz, da cooperação, do desenvolvimento socioeconômico e da proteção ao meio ambiente em nível global e regional”, disse o Ministério do Planejamento e Orçamento.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













