Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil recebe mais de 26 mil pedidos para refúgio de estrangeiros

Para analista de política internacional, os refugiados devem ter o atendimento mais rápido possível na questão do idioma 

Brasília|Vanessa Marques Do R7 e Camila Andrade da Record TV

O Brasil é um dos países que ajudam no acolhimento dos refugiados no mundo. Nos últimos 4 anos, o país recebeu mais de 66 mil venezuelanos. Só em 2020, foram protocolados, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 26 mil pedidos de refúgio de estrangeiros. Cerca de 3,3 mil solicitações foram para o Distrito Federal.

Em 2020, houve mais de 26 mil pedidos de refúgio para o Brasil
Em 2020, houve mais de 26 mil pedidos de refúgio para o Brasil Em 2020, houve mais de 26 mil pedidos de refúgio para o Brasil

Ana Bondar é ucraniana e graças à dupla cidadania conseguiu vir para o Brasil com os 18 ucranianos que foram repatriados e fugiram da guerra entre a Ucrânia e Rússia. "Ainda bem que a gente conseguiu sair, mas ainda tem muitas pessoas que estão lá. Muitas crianças ainda estão em perigo", lamenta a refugiada.

A guerra chegou ao 21º nesta quarta-feira (16). O número de cadastros de ucranianos para refúgio no Brasil já passou de 100.

Para analista de política internacional Elisa Robson, os refugiados devem ter o atendimento mais rápido possível na questão do idioma e mercado de trabalho, por exemplo. "Nós temos muitas pessoas capacitadas que vem fugidas desses países que podem se inserir com segurança no nosso mercado de trabalho e trazer grandes contribuições para a nossa sociedade", ressalta.

Analista de política internacional Elisa Robson
Analista de política internacional Elisa Robson Analista de política internacional Elisa Robson

Segundo ela, o governo atual tem se posicionado de forma correta. Elisa explica que o Brasil adotou posição de neutralidade em relação às lideranças políticas, mas de abertura para a população que está sofrendo com a guerra. "O que o refugiado mais quer, no fundo, é poder voltar para o seu país", diz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.