Brasileiros são retirados de Kiev em trem rumo à fronteira com a Romênia
Embaixada do Brasil na Ucrânia orientou as famílias sobre trajeto que pode ser percorrido para sair do país
Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília
Dezenas de brasileiros deixaram a capital da Ucrânia, Kiev, nesta sexta-feira (25), por volta das 22h (16h em Brasília), em um trem que partiu para a cidade de Chernivtsi, no oeste do país. O deslocamento foi organizado com a ajuda da Embaixada do Brasil no país do Leste Europeu.
A representação diplomática do Brasil continua funcionando, mesmo diante do avanço de tropas russas. Quando ocorrem alertas de ataques aéreos por parte da Rússia, os funcionários da embaixada procuram refúgio em abrigos nucleares. O órgão fez contato com a empresa que oferece as passagens de trem e viabilizou o embarque de brasileiros.
Em um comunicado horas antes da viagem, a embaixada afirmou que a decisão de pegar a condução seria tomada apenas se as condições de segurança permitissem, e seria levada adiante por conta e risco de quem desejasse embarcar. Além dos brasileiros, outras pessoas puderam entrar no trem.
"Os cidadãos que optarem por essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira", informou o órgão.
Leia também
O último vagão da locomotiva foi reservado para cidadãos do Brasil. De Chernivtsi até a Romênia, a embaixada pretende auxiliar no transporte por meio de vans. O R7 apurou que quase 70 brasileiros conseguiram embarcar, mas ainda existem centenas de cidadãos do Brasil em Kiev e em outras cidades ucranianas.