Brasília teve 11 focos de incêndios em um dia e é a cidade com mais registro no país
Capital federal vive período de seca e já registrou 2.800 ocorrências de incêndios florestais em seis meses
Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
Dos 150 focos de incêndios registrados no Brasil entre 30 de junho e 1° de julho, Brasília foi a cidade com mais registros no período. De acordo com os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) até as 15h desta segunda-feira (1°), a capital federal teve 11 focos, sendo 6 em unidades de conservação. No ranking, Lagoa da Confusão, no Tocantins, aparece com o mesmo número, seguido de Marcelândia (MT) com 10 e Barreirinhas (MA) com 8.
Leia mais
O foco de incêndio é identificado por satélites de monitoramento que ajudam na contenção do fogo. Se não tomadas as medidas certas, as chamas podem se expandir e causar incêndios florestais.
De janeiro a junho deste ano, o DF teve 2.800 ocorrências de incêndios florestais, sendo que, em todo o ano de 2032, foram registrados 5 mil ocorrências. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros João Rafael, a ação humana é a maior responsável pelos incêndios florestais, seja de forma intencional, seja por negligência.
“Sabemos que mais de 99% são causadas pela ação humana, ou pessoas colocando fogo deliberadamente. A pessoa vai queimar o lixo, o vento bate, uma fagulha cai na vegetação e ocorre o incêndio”, disse o capitão.
Como combater
· Manter terras e vegetações sempre úmidas ao redor da casa
· Evitar acender fogueiras em áreas vulneráveis
· Não jogar bitucas de cigarro no chão
· Criação de aceiros de proteção na vegetação para evitar propagação de incêndio
*Sob supervisão de Fausto Carneiro