Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Câmara Legislativa do DF escolhe presidente da CPI sobre atos extremistas nesta quarta

Nomes dos membros titulares e suplentes que vão investigar os atos extremistas foram publicados no Diário Oficial da Casa

Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília

Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Os membros que farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos extremistas de 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano foram nomeados oficialmente nesta quarta-feira (1°) no Diário Oficial da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Com a publicação, os deputados distritais foram convocados para uma reunião extraordinária de eleição de presidente e vice-presidente, que está marcada para ocorrer no plenário da Casa, às 15h.

Os membros titulares para a composição da CPI são os deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Jaqueline Silva (Agir), Robério Negreiros (PSD), Joaquim Roriz Neto (PL), Fábio Felix (PSOL), Hermeto (MDB) e Chico Vigilante Lula da Silva (PT).

Os membros suplentes são: Paula Belmonte (Cidadania), Pepa (PP), Martins Machado (Republicanos), Roosevelt Vilela (PL), Gabriel Magno (PT), Iolando (MDB) e Dayse Amarilio (PSB).

Ao R7, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) explicou que tudo será definido após a reunião. “Alguns deputados já reivindicaram cargos, mas ainda não temos nada definido. Tudo será determinado após a conversa de hoje à tarde”, explicou.


Na última semana, Robério Negreiros afirmou à reportagem que não vai disputar a presidência e que, apesar de a comissão ser formada pela base da maioria governista, o resultado da CPI não deve ser influenciado.

"A CPI cumprirá seu papel constitucional. Não disputarei a presidência nem a relatoria pelo fato de eu estar exercendo a função de líder do governo. Isso ajuda na imparcialidade dos trabalhos", afirmou.


O R7 apurou, ainda, que o deputado Daniel de Castro deve disputar a presidência e Hermeto, o cargo de relator.

Atos de 12 de dezembro de 2022

Em 12 de dezembro de 2022, manifestantes contrários à diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, que integrava o acampamento instalado em frente ao Quartel-General do Exército, depredaram e incendiaram veículos particulares e ônibus no Eixo Monumental, em Brasília.

Atos de 8 de janeiro de 2023

Manifestantes que protestavam na Esplanada dos Ministérios invadiram e quebraram prédios, móveis e obras de arte na sede dos Três Poderes, na capital.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.