A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu iluminação azul, nesta quarta-feira (11), em solidariedade às vítimas dos ataques terroristas em Israel. As luzes também simbolizam um pedido para a paz no Oriente Médio. Não foi estipulado um prazo para a retirada dessa iluminação.
Veja também
-
Brasília
Polícia Federal descarta suspeita de bomba em objeto encontrado no aeroporto de Brasília
-
Brasília
Câmara do DF derruba veto que impedia funcionários da CEB de ser reconduzidos a cargos públicos
-
Brasília
Deputados do DF aprovam projeto que atualiza critérios para parcelar solo e amplia poder da Seduh
A proposta partiu do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), que afirma que o "gesto simboliza a solidariedade e o respeito à população de Israel, surpreendida pelos ataques violentos".
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na manhã do último sábado (7), o grupo terrorista Hamas promoveu ataques em território israelense que deixaram mais de mil mortos, incluindo 169 soldados, segundo o Exército, bem como centenas de civis massacrados em cooperativas agrícolas e em um festival de música eletrônica que ocorria a poucos quilômetros da Faixa de Gaza. Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas. Como resposta, Israel começou um bombardeio em Gaza.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva repudiou os ataques e afirmou que o país "não poupará esforços para evitar a escalada do conflito". O Brasil convocou uma nova reunião do Conselho de Segurança da ONU para a próxima sexta-feira (13) para tratar do assunto. Essa será a segunda reunião do grupo desde que os ataques começaram. A primeira ocorreu no domingo (8) e não resultou em uma declaração final.
Um grupo interministerial, formado pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, planeja enviar cinco voos à área de conflito até sábado para resgatar brasileiros. A estimativa é que cerca de 2.500 brasileiros sejam resgatados. A segunda fase está em elaboração. Além dos tripulantes, médicos e psicólogos participam do traslado para prestar suporte aos brasileiros repatriados.
Uma aeronave com 211 brasileiros pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11). Um segundo avião, com 214 pessoas, deve chegar ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3h desta quinta-feira (12).