Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara rejeita substitutivo de PEC que muda composição do CNMP

Substitutivo incluía regra da indicação do corregedor do órgão pelo Congresso, mas com escolha restrita a uma lista de cinco nomes

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Texto original ainda pode ser avaliado
Texto original ainda pode ser avaliado Texto original ainda pode ser avaliado

A Câmara dos Deputados rejeitou o substitutivo da PEC que mudaria a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A votação foi realizada nesta quarta-feira (20). O texto substitutivo da proposta de emenda à Constituição 5/21 recebeu 297 votos a favor e 182 contra, mas eram necessários 308 votos favoráveis para atingir o mínimo para aprovação. 

Uma nova votação será realizada em outra sessão, quando os parlamentares vão apreciar o texto original. Serão necessários 308 votos favoráveis, em dois turnos, e aprovação no Senado, para que o texto passe no Congresso Nacional. O documento rejeitado hoje foi a décima versão do relatório de Paulo Magalhães (PSD-BA). 

O documento traz novas configurações para o CNMP, que é a instituição responsável pela fiscalização do Ministério Público Federal (MPF). Segundo a PEC, o número de conselheiros do CNMP passaria de 14 para 17. O Congresso Nacional ficaria com o direito de escolher cinco nomes, três a mais do que nas regras anteriores.

Um ponto da proposta acabou sendo incluído no texto ainda nesta quarta-feira, antes da votação. O deputado Paulo Magalhães, relator da PEC, manteve a regra da indicação do corregedor do órgão pelo Congresso, mas restringiu a escolha a uma lista de cinco nomes, definidos pelos próprios procuradores-gerais de Justiça.

Publicidade

Uma mudança registrada já no texto original é a determinação de que o MP crie um código de ética com a finalidade de combater abusos e desvios por parte de seus membros. Enquanto defensores da PEC argumentam que a proposta busca coibir abusos de promotores e procuradores dentro do Ministério Público, críticos apontam uma possível interferência política na atuação do conselho.

Durante a votação na Câmara, Darci de Matos (PSD-SC) também concordou com a necessidade do tema, citando a última mudança do texto. “Essa PEC não promove interferência política, não tira a independência do MP de forma nenhuma e não revisa atos dos promotores. É uma PEC importante para a instituição e para o Brasil, em que o corregedor vai ser indicado pela Câmara, mas dentro de uma lista quíntupla pelos procuradores-gerais de Justiça”, disse.

Publicidade

Por outro lado, Marcel Van Hattem (Novo-RS) foi um dos que manifestaram opinião contrária ao tema. “Está muito longe de ser um texto que privilegie aquilo que entendemos ser o cerne da atividade do Ministério Público no nosso país, a defesa da sociedade, o combate à criminalidade e à corrupção. Se o texto final, apesar de melhorado, ainda não representa isso, ele não merece voto favorável. A PEC será a morte de um Ministério Público independente”, argumentou.

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou nota técnica, no último dia 11, repudiando o relatório da PEC. Na última semana, organizações como o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) emitiram uma nota conjunta criticando pontos da PEC.

advogados ouvidos pelo R7, como a jurista Carol Proner, avaliam a proposta como um avanço para a melhoria do Conselho Nacional do Ministério Público. “Os dados mostram que, só neste ano, dos 21 processos administrativos disciplinares, apenas três foram julgados, dois foram arquivados e um foi absolvido. É um conselho que não pune seus membros, e que, quando pune, o faz com penas abrandadas, suspensão, advertência e censura.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.