Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmeras de segurança gravaram policiais orientando extremistas no 8 de janeiro; veja fotos

As imagens estão anexadas à denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República; STF avaliou que os comandantes foram omissos

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Imagens de câmeras mostram atuação de policiais
Imagens de câmeras mostram atuação de policiais Imagens de câmeras mostram atuação de policiais

Na denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) anexou imagens de câmeras de segurança que mostram a interação de policiais militares do DF com extremistas durante os atos de 8 de janeiro. Para a PGR, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deixou de agir para impedir o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes por estar "contaminada ideologicamente". A instituição diz ainda que os militares esperavam "uma insurgência popular que poderia assegurar a permanência de Jair Bolsonaro [PL] na Presidência da República".

As imagens mostram que, durante a depredação do Congresso Nacional, policiais do Batalhão de Choque deram orientações aos invasores de como chegar até o local onde ficam os plenários da Câmara e do Senado. Em agradecimento, alguns manifestantes cumprimentam os agentes de segurança e chegam a se ajoelhar diante deles. Veja as fotos:

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A PGR alega ainda que o então comandante-geral da PMDF, o coronel Fábio Augusto Vieira, tinha o "dever legal" de atuar para evitar a depredação dos prédios públicos. No entanto, "limitou-se a agir como se fosse um soldado errático, sem comando".

"Policial experiente, com quase 30 anos de oficialato e ocupando o mais alto posto da PMDF, Fábio Augusto Vieira tinha por certo que sua isolada participação pessoal na proteção do Congresso Nacional não surtiria qualquer efeito. Assim agindo, o comandante-geral apenas se dirigiu à construção de uma narrativa que não resiste a uma atenta apreciação dos fatos", diz a PGR.

A operação

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) uma operação que mirou integrantes da cúpula da PMDF por suspeita de omissão nos atos extremistas de 8 de janeiro. Cinco oficiais da alta cúpula da corporação foram presos. Outros dois alvos já estavam detidos. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.