Campus Party: alunos divulgam aplicativo de transporte mais barato
Jovens de escola do DF desenvolveram app para beneficiar moradores do município de Santo Antônio do Descoberto (GO)
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
Estudantes do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal apresentaram na Campus Party Brasília, nesta quinta-feira (24), um projeto de mobilidade urbana para moradores de Santo Antônio do Descoberto, município de Goiás na região do Entorno do DF. A apresentação vai continuar nesta sexta-feira (25).
De acordo com o professor responsável pelo projeto, Ciro Naum, do Centro Educacional Myriam Ervilha, o aplicativo tem o objetivo de oferecer passagens de mototáxi, transporte particular e entregas mais baratas para os moradores da cidade.
A plataforma foi criada a partir de uma metodologia de ensino baseada no uso de tecnologia para solucionar desafios do cotidiano. Um dos integrantes da equipe, Lucas Carneiro, afirmou que o aplicativo foi criado devido à falta de opção de transporte nas regiões de Santo Antônio do Descoberto e de Água Quente, que fica no Recanto das Emas, no DF. "Nossa ideia foi por necessidade. Não é algo novo, mas é algo novo para cá", disse.
O estudante diz que, inicialmente, a plataforma seria voltada apenas para o transporte com mototáxi. No entanto, a equipe se uniu com outros programadores com a mesma ideia e o aplicativo foi ampliado.
"Isso nos deixa muito orgulhosos, porque na hora que isso estourar, vira retorno para eles”, disse o professor. Segundo ele, a equipe já virou uma empresa startup.
Lançamento
O "Tilary" está previsto para ser lançado nas lojas de aplicativo App Store (iOS) e Google Play (Android) até o dia 31 de março.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro