Celina Leão anuncia criação de subsecretaria para promover ações de saúde mental
Anúncio foi feito durante entrega de campo sintético no Recanto das Emas (DF) pela manhã.
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou nesta segunda-feira (6) a criação de uma subsecretaria de Saúde Mental ligada à Secretaria de Saúde da capital do país. A medida pretende fortalecer o atendimento e o acolhimento das pessoas neste campo. O anúncio foi feito durante a entrega de um campo sintético no Recanto das Emas, pela manhã.
Veja mais
“Nós tivemos um índice alarmante de quase 30% das nossas demandas voltadas à saúde mental. Então, há um alerta sobre isso, e o governo do Distrito Federal tem ampliado esse atendimento nessas frentes. E agora, essa subsecretaria, que será criada dentro da pasta da Saúde, terá o olhar atento sobre essa questão. Nunca tivemos tanto atendimento, mas nunca tivemos tanta depressão”, disse.
Para Celina, é preciso cuidar das pessoas. “Esse é um alerta pós-pandêmico sobre saúde mental, e queremos atuar nisso, cuidando verdadeiramente das pessoas. Tenho certeza de que essa subsecretaria será muito importante”, afirmou.
Durante a entrega do campo sintético, Celina também destacou a importância do esporte. “Isso já foi comprovado: o esporte é uma ferramenta poderosa no combate à ansiedade, ao combate a qualquer tipo de depressão. Queremos alinhar todo esse trabalho com o esporte preventivo, para que as pessoas tenham qualidade de vida”, declarou.
Celina destacou que já são mais de 80 campos sintéticos reformados e novos em todo o Distrito Federal. O entregue nesta segunda-feira teve investimento de R$ 940 mil, segundo o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
“Nós temos aqui placas solares, energia fotovoltaica, arquibancada e um campo sintético de qualidade, com garantia estendida. E claro, pedimos também o apoio da comunidade para que cuide desse patrimônio que foi entregue para eles, porque aqui é um espaço que gera transformações de vida e oportunidades”, afirmou.
Junqueira destacou também a entrega de equipamentos esportivos, como bolas, uniformes e chuteiras.
Benefícios para a população
O deputado federal Julio Cesar (Republicanos) pontuou que a entrega é um ganho para a população. “Nós idealizamos essas entregas justamente para tirar os jovens da rua, da marginalidade e das drogas. E graças a Deus, percebemos, pelo número de crianças e jovens que estão aqui, o quanto eles praticam esportes. Realmente acertamos nessa ideia, e quem ganha é a população do DF”, afirmou.
Para o deputado distrital Martins Machado (Republicanos), o esporte é uma ferramenta importante que traz saúde mental e física. “É isso que estamos promovendo aqui no Recanto das Emas. Pegamos uma área que estava abandonada e a transformamos em algo valoroso, especial, importante para a comunidade e para aqueles que são amantes do esporte. O esporte é uma ferramenta importante que traz ocupação, saúde mental e saúde física”, comentou.
O delegado Fernando Fernandes acrescenta que o esporte também contribui com a disciplina e os valores. “Não apenas para o atleta e o jogador, mas também para a família. Sabemos que o esporte acaba afastando nossas crianças e adolescentes do mundo das drogas. E quem pratica esporte também se afasta das más companhias”, observou.