Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Celina Leão anuncia criação de subsecretaria para promover ações de saúde mental

Anúncio foi feito durante entrega de campo sintético no Recanto das Emas (DF) pela manhã.

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

Anúncio foi feito durante inauguração de campo sintético Edis Henrique Peres/R7 - 06.01.2025

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou nesta segunda-feira (6) a criação de uma subsecretaria de Saúde Mental ligada à Secretaria de Saúde da capital do país. A medida pretende fortalecer o atendimento e o acolhimento das pessoas neste campo. O anúncio foi feito durante a entrega de um campo sintético no Recanto das Emas, pela manhã.

Veja mais

“Nós tivemos um índice alarmante de quase 30% das nossas demandas voltadas à saúde mental. Então, há um alerta sobre isso, e o governo do Distrito Federal tem ampliado esse atendimento nessas frentes. E agora, essa subsecretaria, que será criada dentro da pasta da Saúde, terá o olhar atento sobre essa questão. Nunca tivemos tanto atendimento, mas nunca tivemos tanta depressão”, disse.

Para Celina, é preciso cuidar das pessoas. “Esse é um alerta pós-pandêmico sobre saúde mental, e queremos atuar nisso, cuidando verdadeiramente das pessoas. Tenho certeza de que essa subsecretaria será muito importante”, afirmou.

Durante a entrega do campo sintético, Celina também destacou a importância do esporte. “Isso já foi comprovado: o esporte é uma ferramenta poderosa no combate à ansiedade, ao combate a qualquer tipo de depressão. Queremos alinhar todo esse trabalho com o esporte preventivo, para que as pessoas tenham qualidade de vida”, declarou.


Celina destacou que já são mais de 80 campos sintéticos reformados e novos em todo o Distrito Federal. O entregue nesta segunda-feira teve investimento de R$ 940 mil, segundo o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

“Nós temos aqui placas solares, energia fotovoltaica, arquibancada e um campo sintético de qualidade, com garantia estendida. E claro, pedimos também o apoio da comunidade para que cuide desse patrimônio que foi entregue para eles, porque aqui é um espaço que gera transformações de vida e oportunidades”, afirmou.


Junqueira destacou também a entrega de equipamentos esportivos, como bolas, uniformes e chuteiras.

Benefícios para a população

O deputado federal Julio Cesar (Republicanos) pontuou que a entrega é um ganho para a população. “Nós idealizamos essas entregas justamente para tirar os jovens da rua, da marginalidade e das drogas. E graças a Deus, percebemos, pelo número de crianças e jovens que estão aqui, o quanto eles praticam esportes. Realmente acertamos nessa ideia, e quem ganha é a população do DF”, afirmou.


Para o deputado distrital Martins Machado (Republicanos), o esporte é uma ferramenta importante que traz saúde mental e física. “É isso que estamos promovendo aqui no Recanto das Emas. Pegamos uma área que estava abandonada e a transformamos em algo valoroso, especial, importante para a comunidade e para aqueles que são amantes do esporte. O esporte é uma ferramenta importante que traz ocupação, saúde mental e saúde física”, comentou.

O delegado Fernando Fernandes acrescenta que o esporte também contribui com a disciplina e os valores. “Não apenas para o atleta e o jogador, mas também para a família. Sabemos que o esporte acaba afastando nossas crianças e adolescentes do mundo das drogas. E quem pratica esporte também se afasta das más companhias”, observou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.