CNU: ‘Cerca de um milhão de pessoas fizeram a prova hoje’, diz ministra Esther Dweck
Ministério da Gestão apresenta balanço das provas aplicadas neste domingo em todo o país; são 6,6 mil vagas dividas em oito blocos
Brasília|Jéssica Gotlib, do R7, em Brasília
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse que aproximadamente um milhão de pessoas fez as provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) neste domingo (18). Segundo ela, a abstenção, que deve ser em torno de 50%, está próxima ao que ocorreu em outras grandes provas. Os números finais ainda serão divulgados após a checada dos relatórios de todas as salas de aplicação.
Leia mais
“É algo em torno de 52%. Era esperado, está dentro do esperado. Na nossa visão, até surpreende positivamente dada a envergadura, a quantidade de municípios, a quantidade de pessoas que estavam fazendo a prova pela primeira vez”, reforçou a ministra. Ao todo, ela informou que cerca de 500 pessoas foram eliminadas da prova por intercorrências diversas.
Sem detalhar dados, a ministra informou que a maior abstenção foi no Ceará e a menor no Distrito Federal. Entre os cargos, a maior abstenção foi para aqueles de nível médio, que tinham também a maior relação candidato vaga. Além disso, o bloco com maior número de desistentes foi o 3, área ambiental, agrária e biológicas.
Dweck afirmou que a experiência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a colaboração com outros órgãos, como o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram fundamentais para a realização das provas em todo o país. As provas ocorreram nos 26 estados e no Distrito Federal e foram acompanhadas em tempo real por um centro de controle criado pelo MGI.
Ao todo, 2,1 milhões de participantes estavam inscritos para ocupar um cargo em 21 órgãos da Administração Pública Federal. A ministra ressaltou a importância do perfil de diversidade socioeconômica dos candidatos. Segundo ela, mais de 60 mil pessoas se inscreveram pela isenção de taxas e outras 400 mil pessoas se cadastraram nos sistemas de cotas.
Caderno de provas, gabarito e resultado
Segundo o cronograma do CNU, o caderno de provas será divulgado ainda neste domingo (18) às 20h. Na próxima terça-feira (20), sairá o gabarito oficial preliminar das questões objetivas. Os candidatos terão dois dias para interposição de recursos, 20 e 21 de agosto. Em 10 de setembro, será publicado o espelho do cartão de respostas das perguntas de múltipla escolha e, em 8 de outubro, a nota final da prova objetiva junto à nota preliminar das provas discursivas.
Os resultados finais estão previstos para 21 de novembro, logo após a apresentação dos títulos e divulgação das notas da etapa. As convocações devem ter início em janeiro de 2025.
São 6.640 vagas, sendo 5.948 para pessoas com ensino superior e 692, para ensino médio. Os salários variam entre R$ 23 mil, no cargo de auditor fiscal do trabalho, e R$ 5.488,70, para técnico administrativo.