Com presença de Hugo Motta, PRD e Solidariedade anunciam federação partidária
Aliança entre partidos adotou tom contra polarização e mira eleições de 2026
Brasília|Lis Cappi e Rute Moraes, do R7, em Brasília

O PRD e o Solidariedade anunciaram uma federação partidária nesta quarta-feira (25). A aliança entre legendas foi confirmada em um evento na Câmara dos Deputados, que contou com a participação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A aproximação entre as duas legendas mira o calendário eleitoral de 2026. “Não se discute um projeto de desenvolvimento nacional com visão de longo prazo. Será uma força para oferecer ao Brasil uma alternativa, do que precisa ser construído”, disse o ex-senador Reguffe, que se filiou ao Solidariedade.
Tanto o PRD quanto o Solidariedade têm cinco deputados federais cada. “Essa guerra instalada entre extremos tem como maior prejudicado a sociedade e, sobretudo, os mais necessitados. Nós estamos banalizando a nossa política com brigas”, destacou o líder do PRD na Câmara, Fred Costa (MG).
LEIA MAIS
Federação partidária
A federação partidária permite a união de dois ou mais partidos que estejam registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A modalidade é autorizada desde 2022, para legendas com abrangência nacional.
A união pode ser desfeita, mas os partidos precisam permanecer em um mesmo bloco por ao menos quatro anos.
As federações partidárias devem possuir um estatuto próprio, com regras sobre fidelidade partidária e sanções a parlamentares que não cumprirem orientações.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
