Com voto de Cármen Lúcia, STF forma maioria para condenar réus do núcleo 2
Cármen Lúcia acompanhou o relator Alexandre de Moraes; apenas o voto de Flávio Dino ainda não foi apresentado
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta terça-feira (16) para a condenação de cinco dos seis réus do núcleo 2 da trama golpista. O último voto foi proferido pela ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, pela absolvição de Fernando de Oliveira. Ainda falta o voto do ministro Flávio Dino.
“Estou julgando procedentes os termos do pedido apresentado pela PGR. Assim, acompanho exatamente o voto do ministro relator”, disse Cármen.
O núcleo 2 é composto por seis réus, acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os acusados são apontados como responsáveis pela redação da chamada “minuta do golpe”, pelo monitoramento e pela articulação de um plano para assassinar autoridades, além de atuarem junto à PRF (Polícia Rodoviária Federal) para tentar dificultar a votação de eleitores do Nordeste nas eleições de 2022.
Quem são os réus
- Fernando de Sousa Oliveira – delegado da Polícia Federal
- Filipe Garcia Martins Pereira – ex-assessor internacional da Presidência
- Marcelo Costa Câmara – coronel da reserva e ex-assessor da Presidência
- Marília Ferreira de Alencar – delegada e ex-diretora de Inteligência da PF
- Mário Fernandes – general da reserva
- Silvinei Vasques – ex-diretor-geral da PRF
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














