Comércio do DF regista queda de 80% nas vendas de Carnaval
Número é comparado ao mesmo período de 2020, último Carnaval sem restrições; Queda é 20% maior do que a registada em 2021
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
O número de vendas para o Carnaval deste ano está baixo no Distrito Federal. Comerciantes chegaram a registrar queda de 80% em comparação a 2020, último ano em que a festa foi realizada sem restrições em razão da Covid-19. O faturamento das lojas é menor do que o de 2021, que totalizou queda de 60% das vendas.
A proibição de festas e desfiles contribui para o baixo número de vendas. Segundo o Sindivarejista-DF (Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal), estabelecimentos geralmente procurados durante o período do Carnaval, como armarinhos, têm tido saldo negativo, com procura mínima de fantasias e adereços.
O presidente do sindicato, Sebastião Abritta, declarou em nota que o comércio continuará funcionando normalmente no período de carnaval, com exceção da terça-feira (1º), voltando ao funcionamento na Quarta-feira de Cinzas (2). "O consumidor terá tempo para ir às compras com calma, porque o comércio continuará aberto", afirmou.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.