Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Comissão da Câmara pede ao STF autorização para inspecionar cela de Jair Bolsonaro

Objetivo é verificar ‘in loco’ as condições da custódia

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Comissãod e Segurança Pública da Câmara dos Deputados pediu autorização ao STF para inspecionar a cela de Jair Bolsonaro.
  • O objetivo é verificar as condições de custódia e assegurar os direitos fundamentais do ex-presidente.
  • O pedido foi assinado pelo presidente da comissão, deputado Paulo Bilynskyj, e foi aprovado em reunião no dia 2 de dezembro.
  • A visita visa garantir a fiscalização das condições da custódia, conforme direitos previstos na Constituição.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo parlamentares, inspeção visa garantir os direitos fundamentais do ex-presidente Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados enviou um pedido formal ao ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), para realizar uma visita às dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro está preso.

A solicitação da comissão, assinada pelo presidente do colegiado, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), tem como base o requerimento apresentado pelo deputado Gilvan da Federal (PL-ES). O pedido foi aprovado durante reunião deliberativa realizada em 2 de dezembro.


Segundo o documento, a intenção é verificar as condições de custódia e assegurar que os direitos fundamentais do ex-presidente estejam sendo respeitados.

“Requer que seja constituída uma comitiva parlamentar composta por membros desta Comissão para realizar inspeção ‘in loco’ nas instalações onde se encontra o Presidente Jair Messias Bolsonaro, a fim de verificar as condições de sua custódia e garantir que seus direitos fundamentais estão sendo respeitados”, diz o requerimento.


O ofício enviado ao STF reforça o pedido e solicita que Fachin autorize a entrada dos parlamentares na superintendência. No texto, o presidente da comissão afirma que a visita tem o objetivo de permitir “a adequada fiscalização por parte do Parlamento brasileiro quanto às condições de custódia de um cidadão brasileiro”.

O parlamentar argumenta que cabe ao colegiado fiscalizar e zelar pela dignidade da pessoa humana e pelos direitos previstos na Constituição.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.